Tatá Werneck prova seu talento em atuação de 12 horas ininterruptas como Valdirene no “BBB”

60b7c9b5e60f76efd6dd0a4b5bec77da9c829921

Só ela pode afirmar isso, mas a participação no Big Brother Brasil 14 deve ter sido o trabalho mais difícil da comediante Tatá Werneck – no ar como a Valdirene da novela Amor à Vida. Durante um caso único e sem precedentes de integração entre novela e reality show, dois segmentos que costumam disputar orçamento nos bastidores das emissoras, a estreante da TV Globo foi convidada para passar 12 horas dentro da casa “mais vigiada do Brasil”. Deborah Secco já fez algo parecido, em 2008, quando chegou a dormir em um dos quartos do “BBB”. A diferença? Deborah foi Deborah. Tatá tinha uma missão: levar a Valdirene para o reality show, transmitido ao vivo pela Internet e pela TV em pay per view. Os melhores momentos serão condensados e exibidos em capítulo previsto para ir ao ar nesta quinta (16/1). Parece fácil? Não é.

Walcyr Carrasco, roteirista de “Amor à Vida”, deu apenas algumas diretrizes para a atriz, mas não forneceu nenhum script. Seria puro improviso – algo que ele sabe que ela manda bem, sendo a única atriz do elenco autorizada a criar em cima do seu texto. Tatá, antes da novela, protagonizou um programa especialmente de improvisos na MTV – o “Quinta Categoria” – e uma peça teatral nos mesmos moldes – a “Deznecessários”. Só que, em ambos os casos, ela contracenava com comediantes, dispostos a se ajudar e fazer jogos com resultados positivos e bem humorados. Eram atores com quem ela treinava frequentemente. No “BBB”, nada disso. Tatá esteve com 20 pessoas, das mais diversas áreas de atuação, e com todos os imprevistos reservados a ela. Repito: foram 12 horas, e não 1h30 de espetáculo.

tumblr_mzi2f1twd01rqv4n9o1_1280

É claro que a simples proposta da emissora era uma prova de confiança e do sucesso do seu trabalho como Valdirene. Mas, se algo desse errado, poderia ser um tiro no pé: não do “BBB”, não da novela, mas somente no pé da Tatá, que deve ser pequenininho como ela. Só que a atriz se superou, e fez até quem odeia o reality show parar para vê-la. Sim, Tatá conseguiu manter a personagem por 12 horas, agindo como tal, e falando recorrentemente do namorado Palhaço, da mãe Márcia, do ex Milho, e da filha Mary Jane. As experiências de correr atrás do Boninho e ficar na Casa de Vidro, como mostrou a novela, também foram referenciadas. A quem lhe perguntava sobre Félix, ela rebatia: “Como você o conhece? Passaram minha ficha? Esse ano passaram a ficha né…”. Sobre novela, “que novela?”. Sobre Tatá, “quem é essa puta?”. No fim da noite, alguém falou sobre o cantor Roberto Carlos. “Não o conheço. Só o jogador”, ela disse. Tatá participou do especial de fim de ano do rei em 2013. Mas Valdirene não. Risos, muitos risos, de todos, menos dela, que era a personagem, e fingia não entender a graça.

Parte da casa comprou a brincadeira – e foram justamente esses confinados que deram mais trabalho. A participante Bella, que deve ser fã da novela, grudou na atriz de maneira sufocante, fazendo um pacto de amizade eterna. O drag queen Vagner, por sua vez, comprou briga com a personagem, acusada de encrenqueira e desestabilizadora da harmonia da casa. Letícia, outra que entrou na onda, engatou uma discussão aos gritos por Valdirene ter falado mal dela e dado em cima do seu paquera na casa. Valdirene, que se fosse uma candidata real ao prêmio seria a favorita do público, deu em cima de todos os caras (a fim de formar casalzinho e ficar forte no jogo), tentou agradar à totalidade dos participantes, e falou mal de todos pelas costas. Quando descoberta, teve que dar explicações, pedir desculpas e… chorar. Tatá Werneck chorou, dando veracidade à atuação, enquanto todos riam, ou a abraçavam, com pena, meio que atuando também. Ela só riu, como pessoa física e não personagem, em três momentos e com discrição, geralmente sem que os confinados percebessem.

tumblr_mzi61rzDpy1tq71epo1_400

tumblr_mzi61rzDpy1tq71epo2_400

Ela lidou da melhor maneira possível com o material que lhe era fornecido a cada instante, sem pausa. Seu pensamento ágil, reconhecido desde a época do “Quinta Categoria”, chamou ainda mais atenção no reality show. Tatá Werneck tinha respostas cômicas para tudo – e respostas à la Valdirene, o que é o mais impressionante. “Meu sonho é jantar com o Bial”, disse a participante Clara, e Valdirene rebateu: “Meu sonho é jantar”. A personagem, como se sabe, foi criada à base dos cachorros quentes vendidos pela mãe. Muitas vezes, os candidatos ao prêmio de R$ 1,5 milhão a testavam, com inquisições e provocações a fim de tirá-la do papel, e Tatá passou por todos sem falhas. 12 horas de gravações ininterruptas.

Por volta de 11h30 da manhã desta quinta, depois de encarar uma festa madrugada adentro e dormir poucas horas em um quarto frio, no sofá da sala e debaixo do edredom com o participante Marcelo, Valdirene foi eliminada do programa. Para trazer Tatá de volta ao mundo real, ela participou de uma prova armada pela produção, e teve propositalmente o pior resultado dos participantes, o que resultava em eliminação. Valdirene se negou a sair e tentou fugir, mas sua intérprete merecia o descanso. Telespectadores ficaram tristes. O “BBB” nunca foi tão bom. Missão cumprida com sucesso. Tatá Werneck tem contrato com a TV Globo por mais três anos.

Valdirene-eliminada-bbb14

5 respostas para Tatá Werneck prova seu talento em atuação de 12 horas ininterruptas como Valdirene no “BBB”

  1. Eu não assisto Amor à Vida e nem estava empolgada pra assistir ao BBB, até que me disseram que a Valdirene ia participar de verdade do programa (porque eu até acompanho os comentários e achava que o BBB da novela seria outro, ne). Não desgrudei da tela segunda nem terça no horário da novela, me fazendo assistir aquela historia chata pra cacilda, só pra ver passar a Valdirene no BBB. Infelizmente, minha tv normal não me deu acesso ao Multishow (droga!) e vou ter que me contentar com o que quiserem passar hoje na novela e no programa editado. Mas eu li TODAS as notícias do site do BBB que incluíam a Valdirene e ri demais, apenas lendo e imaginando a cara dela! Ela é sensacional, e a Tatá muito mais, né!??

    Beijos, Torres ;*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s