[Dica da Semana] “Vidas Provisórias” – Edney Silvestre

CAPA_VidasProvisorias_blog

Terminei de ler Vidas Provisórias, do jornalista Edney Silvestre, há pouco. Li em uma semana, apenas em viagens de ônibus, e fiquei muito preso na história. Ou nas histórias, melhor dizendo. O livro acompanha paralelamente, em capítulos intercalados, dois personagens: Bárbara e Paulo.

Bárbara se muda de São Paulo para os EUA, ainda menor de idade, para tentar a sorte ilegalmente, com passaporte falso, sem a companhia dos pais e sem domínio do inglês. Os poucos conhecidos que tinha na terra do Tio Sam logo a abandonam e ela se vê sozinha em Nova York, tendo que lidar com um mundo assustadoramente desconhecido. Faz faxinas por diárias de US$ 50. Perde os laços com suas raízes, e não cria vínculos onde está.

Paulo, por sua vez, é obrigado a deixar o Rio de Janeiro após sofrer nas mãos dos torturadores da ditadura militar. Acusado e maltratado pelo próprio irmão, integrante da repressão, ele é forçado a abandonar o país se quiser sobreviver. Passa pela Argentina, pelo Chile e vai parar na Suécia. No Brasil, seus documentos e diplomas são queimados e apagados dos arquivos, como se ele nunca tivesse existido.

Situação parecida com a de Bárbara – que a história faz questão de sugerir o tempo todo que talvez nem se chame assim. Os dois não existem: ela, nos EUA; ele, no Brasil. As tramas se passam em períodos diferentes, com avanços e retrocessos no calendário, mas ambas se assemelham pela sensação de ser um outsider. É muito interessante, porque, na verdade, não precisa-se ir muito longe para se sentir assim.

Quero ler outras obras do Edney. Ele tem uma escrita envolvente e uma ótima noção de ritmo. É como a novela dos sonhos: aquela em que acontece alguma coisa toda hora, sem embromação. A gente pode até desconfiar o fim (eu desconfiei), mas não tem noção de como será o desenvolvimento. Indico demais.

Responder a [Dica da Semana] “Vidas Provisórias” – Edney Silvestre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s