[Dica da semana] Manifesto da Madonna: Secret Project Revolution

Já assistiu ao média-metragem da Madonna? Ok, eu sei que ela costuma fazer uns trabalhos beeeem meia-boca no cinema, mas dessa vez o filme merece nossa atenção. É mais um manifesto contra a intolerância e a discriminação do que qualquer outra coisa. Veja-o como um manifesto, um manifesto esteticamente bonito e bem trabalhado, e estará tudo bem. Além do mais, ela não está sozinha nessa – o trabalho é resultado de uma parceria com o fotógrafo Steven Klein, o que dá um pouco mais de credibilidade à proposta. “Na minha perspectiva, isso demonstra como o pensamento ofusca o livre arbítrio. Esse filme é um alerta: um conto cauteloso traduzido cinematograficamente”, ele declarou em carta aberta.

O nome do média-metragem é Secret Project Revolution, e ele foi apresentado nesta semana em uma galeria de arte de Nova York, ao mesmo tempo em que era disponibilizado gratuitamente na Internet. Madonna divulgou o filme como parte de algo maior, o interativo Art For Freedom, que explicarei mais adiante. Basicamente, o projeto é a revolução político-artística que ela quer começar, pregando o que sempre pregou: a liberdade de expressão. “É importante que vocês saibam que eu não fiz esse filme porque eu queria. Eu o fiz pois TINHA que fazer. (…) Nós temos que lutar pelo direito de sermos LIVRES, como artistas, como seres humanos”, escreveu a cantora.

A ideia para o filme surgiu no ano passado, enquanto ela estava em turnê e teve problemas durante sua passagem pela Rússia. São Petersburgo havia recém-aprovado uma lei antigay, que basicamente tornava a homossexualidade um palavrão, e ela, como esperado, protestou contra essa medida no palco. Em outro show no país, ela pediu pela libertação das integrantes do grupo Pussy Riot – presas após protestarem contra o presidente Vladimir Putin na catedral de Moscou. Passado um ano, o Secret Project Revolution volta a chamar a atenção do mundo para o assunto. Veja:

Uma revolução, porém, não pode ficar limitada a um filminho, correto? Madonna aparentemente também pensou nisso. É aí que entra o Art For Freedom, um site interativo, no qual ela pede que as pessoas deem continuidade à ideia. Usando a hashtag #ArtForFreedom, os usuários podem enviar fotos, vídeos e textos expressando seu conceito de liberdade e de revolução. Todos são exibidos na página, e os melhores – na opinião dela – ganham destaque em uma espécie de calendário. Saiba mais aqui http://www.artforfreedom.com, porque essa, caso você não tenha sacado, é a dica da semana.

OBS: Quem me conhece minimamente pode achar estranho eu não ter comentado nada sobre o Festival do Rio até agora, então aqui me explico. Por motivos pessoais, tive que abrir mão do evento neste ano, o que é meio doloroso pra mim. Para não sofrer, preferi não ver nada sobre o festival e fugir de qualquer informação (nem sei quais filmes estão na programação, só alguns que me chegaram por acidente). Então, minha única dica com relação a isso é: aproveite por mim! O festival sempre traz muita coisa boa. Para cinéfilos, é regra.

Anúncios

Responder a [Dica da semana] Manifesto da Madonna: Secret Project Revolution

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s