Rio de Janeiro interditado

14___desc

O fim de semana carioca teve que lidar com a interdição do Scala, no Centro; do Alto Lapa e do Quintal Carioca, na Lapa; da 00, na Gávea; da Le Boy e da Fosfobox, em Copacabana; da Nuth e da 021, na Barra da Tijuca; e da Casa da Matriz, em Botafogo. Ao todo, 127 estabelecimentos estão temporariamente fechados por apresentarem “risco iminente”.

Além disso, também houve a interdição parcial do Barzin, em Ipanema; do Bar Bukowski, em Botafogo; do Carioca da Gema, do Sacrilégio e do Favellas, na Lapa; por problemas de alvarás ou segurança. Outros 72 estabelecimentos receberam notificações ou multas, inclusive restaurantes renomados, como a Pizzaria Guanabara, por guardar alimentos vencidos, entre outras irregularidades.

A novidade afetou a vida de vários profissionais, como DJs, cantores, músicos, produtores, recepcionistas, atendentes, caixas, fotógrafos, etc etc etc. A impressão é que não sobraram muitos lugares abertos. A situação é chata, porque nos deixa com poucas opções de entretenimento, mas necessária. Ainda que possamos reclamar que nossos programas babaram, acredito que não exista discordância quanto ao fechamento de lugares com riscos para os clientes.

Mas 237 pessoas precisavam morrer para que a fiscalização se tornasse rigorosa? Se aquela tragédia em Santa Maria não houvesse acontecido, todos os estabelecimentos, não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil inteiro, continuariam funcionando “sem problemas” (com todos seus problemas!). A fiscalização não deveria ser frequente? Só descobriram agora que havia perigo, que sempre houve perigo? Quer dizer, não viramos manchete de jornal por pura sorte. Fazer check-up quando a doença já está diagnosticada é fácil.

*Com informações de:
CARPES, Giuliander. RJ: poder público fecha boates, notifica bares e prende 2 gerentes. Terra, 2013. Disponível em http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/tragedia-em-santa-maria/rj-poder-publico-fecha-4-boates-notifica-bares-e-prende-2-gerentes,e4b08ff2e859c310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html. Acesso em: 3 fev. 2013.

MENEZES, Caio de. Donos de casas noturnas dizem que interdições são ‘desnecessárias. Jornal do Brasil, 2013. Disponível em http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/02/01/donos-de-casas-noturnas-dizem-que-interdicoes-sao-desnecessarias/. Acesso em: 3 fev. 2013.

R7, 2013. Scala, tradicional casa de bailes de Carnaval, é interditada por falhas na segurança. Disponível em http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/scala-tradicional-casa-de-bailes-de-carnaval-e-interditada-por-falhas-na-seguranca-20130201.html. Acesso em: 3 fev. 2013.

2 respostas para Rio de Janeiro interditado

  1. somebody02

    Eu concordo com vc. Eu acho que é uma boa iniciativa que eles estão vendo o que aconteceu no Sul, e tentando não repetir o mesmo erro. Mas ao mesmo tempo, só de pensar que só agora eles viram que 127 estabelecimentos não estão em condições de funcionamento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s