Ivete, Gil e Caetano fazem show ímpar no especial de Natal da Globo

Um das características que eu admiro na TV Globo é a valorização dos artistas brasileiros. O especial de fim de ano “Ivete, Gil e Caetano”, exibido na sexta (23/12), é uma prova disso, reunindo três ícones da música nacional em um só palco. Foi um momento de inspiração da emissora e uma folga para o público, cansado do mesmo show de sempre do Roberto Carlos (desconfio que exibam reprises disfarçadamente).

O programa iniciou com o trio declamando o poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, o que foi totalmente descontextualizado, mas impressionou. Em clima bem descontraído, como se estivesse na sala de casa, Ivete Sangalo tomou as rédeas da apresentação – lembrando o extinto “Estação Globo” (2008) – e pediu para que começassem, com referências bem-humoradas ao diretor (Roberto Talma, o mesmo do último especial de Natal da Xuxa, que estava na seleta plateia formada por artistas da emissora e familiares).

“Toda Menina Baiana” e “Tá Combinado”, duas das primeiras músicas, revelaram o tom MPB do show, que sabiamente privilegiou a voz de Ivete Sangalo, a única de pé, e as composições de Gilberto Gil e Caetano Veloso, que justificaram suas presenças com instrumentos e sábias segundas vozes. Quanto às letras, as exceções ficaram por conta de canções de Chico Buarque, que foi convidado para participar, mas deu cano, pelo que entendi.

Do repertório da Ivete, só entrou “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim” (linda na voz do Caê!!!), uma de suas poucas músicas que se adequariam à proposta do especial (nada tira-o-pé-do-chão-poeira!-poeira!). Foi um dos momentos de maior coro da plateia, só perdendo para “Você é Linda”, tema das novelas “Eu Prometo” (1983), “Fera Ferida” (1993) e “Belíssima” (2006). A música do Caetano foi ovacionada nos primeiros assovios.

O show foi um máximo – vale aqui um parabéns para a direção artística, porque a cenografia estava linda – e parte disso foi graças à afinidade/intimidade entre Ivete, Gil e Caetano, que demonstraram também muita humildade todo o tempo, apesar do patamar que alcançaram. Foi bonito ver, logo no início, o Gil confessando ter errado a letra de sua própria música e, mais pra frente, os três se emocionando com “Atrás da Porta”, composição do ausente Chico.

A única crítica é quanto ao excesso de imagens da plateia, como se quisessem afirmar todo o tempo o estrelismo presente. O show era no palco, não na arquibancada (chegaram a focar o Felipe Dylon e sua mulher, cara…). Mas isso foi detalhe. Quando é que “Ivete, Gil e Caetano” saem em turnê? Seria bom hein.

SETLIST
1º Bloco
1. A Novidade (Gilberto Gil, Bi Ribeiro, Herbert Vianna e João Barone) – erro na letra, pedido de desculpa
2. Toda Menina Baiana (Gilberto Gil)
3. O Meu Amor (Chico Buarque)
4. Tá Combinado (Caetano Veloso)
5. A Linha e o Linho (Gilberto Gil)
6. A Luz de Tieta (Caetano Veloso)
7. Tigresa (Caetano Veloso)
2º Bloco
8. Você é Linda (Caetano Veloso)
9. Atrás da Porta (Francis Hilme e Chico Buarque)
10. Super-Homem – A Canção (Gilberto Gil)
12. Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim (Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle)
3º Bloco
13. Olhos nos Olhos (Chico Buarque)
14. Drão (Gilberto Gil)
15. Dom de Iludir (Caetano Veloso)
16. Amor até o Fim (Gilberto Gil)

Anúncios

3 respostas para Ivete, Gil e Caetano fazem show ímpar no especial de Natal da Globo

  1. cléica

    Foi um de uma satisfação absoluta assistir o grande espetáculo dos ícones da música brasileira,foi um show nota 1000!!!!!

  2. paula

    Foi um prazer ver os dois grandes ídolos emocionados pelo poder da música.

  3. Mary

    Achei legalzinho mas tinha algo errado ali, não sei se estava muito engessado, aqueles artistas na platéia mais preocupados com a câmera do que com o show…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s