Diretor avisa: Sudoeste é um filme diferente

RIO – “Sudoeste” tirou os cinéfilos do Festival do Rio de sua zona de conforto. Exibido na quinta (13/10) e na sexta, o filme, que já tinha impactado o Festival de Gramado, foi antecedido, em ambas as sessões, por um aviso do diretor Eduardo Nunes: “A proposta desse longa é bem diferente, então estejam dispostos a isso”.

O filme tem três características peculiares: a ausência de cor, o enquadramento excessivamente horizontal e o tempo irreal. Esses fatores estão intimamente relacionados para criar a atmosfera de uma fábula. “Não consigo imaginar ‘Sudoeste’ colorido. Seria um desastre. A cor leva muito para o real. O preto e branco mostra o que já aconteceu, que está apenas sendo contado”, explicou o diretor, que escreveu o roteiro a quatro mãos, com Guilherme Sarmiento (“Conceição: Autor Bom é Autor Morto”).

Carioca, natural de Niterói, Nunes, de 42 anos, tem uma premiada jornada como diretor de curtas. Mas levou dez anos para filmar sua estreia em longa por falta de verba. Quando finalmente conseguiu tirar o projeto do papel, reuniu uma equipe técnica de fazer inveja, com profissionais como Mauro Pinheiro Jr., diretor de fotografia de “Linha de Passe” (2008), “Os Famosos e os Duendes da Morte” (2009), “As Melhores Coisas do Mundo” (2010) e “O Abismo Prateado”, entre outros.

“Eu nem me lembro de ter enquadrado em colorido”, reflete Pinheiro Jr, sobre a fotografia de “Sudoeste”. “Para mim, sempre foi assim, em preto e branco. Quanto ao enquadramento, eu comecei a cortar as fotos das locações e percebi que elas estavam mais horizontais que o normal. Propus que fosse assim, porque poderíamos dar closes e, mesmo assim, mostrar a natureza, que marca a passagem de tempo da trama”, explicou.

A história se passa no fim do século 20, em uma pequena vila abandonada, que dá seus últimos suspiros graças a uma salina decadente. Tudo começa com a morte de uma mulher durante o parto e o sequestro do seu bebê, dado como morto, por uma espécie de bruxa (Léa Garcia, de “O Maior Amor do Mundo”). O filme acompanha a vida dessa criança, que cresce e envelhece rapidamente, em contraposição ao tempo cronológico das outras pessoas e do andamento “europeu” da trama. Em apenas um dia, ela é bebê, criança, jovem e senhora.

“São dois tempos paralelos: o da vila e o dela. O da personagem passa mais rápido. Na verdade, o filme é totalmente linear, porque a acompanha o tempo todo. As pessoas não percebem isso no início e acham que não é linear, mas na verdade é. O conceito é a comparação do tempo”, destaca o cineasta.

A personagem que domina a tela chama-se Clarice – em homenagem à Lispector – e é interpretada, na fase adulta, por Simone Spoladore (“Elvis e Madona”). “Ela tem uma força e uma sutileza no rosto, que eu admiro muito. Ela ajudou muito o filme, indicando atores e enviando fotos de sua infância, para que buscássemos uma criança parecida. A Simone foi fundamental”, ressaltou Nunes.

Apesar de contar também com Dira Paes (“A Festa da Menina Morta”) e Mariana Lima (“A Suprema Felicidade”) no elenco, o filme teve um orçamento baixo, em grande parte por conta da película em preto e branco. E a opção foi defendida pelo produtor.

“A gente não faz cinema para ficar rico. Eu faço os filmes pelo roteiro, pela personalidade do diretor. Sempre produzi filmes que não eram de mercado”, disse Patrick Leblanc (“A Casa de Alice”).

Ele sabe que as diversas peculiaridades do filme não irão lhe permitir uma grande distribuição. Mesmo assim, seu olhar, assim como o de toda equipe, é otimista. “Vai dar público? Não. Mas vai rodar o mundo? Vai. Agradará quem gosta de cinema? Com certeza. ‘Sudoeste’ vai ficar para a história”, aposta o produtor.

Por Leonardo Torres
Publicado na Pipoca Moderna
http://pipocamoderna.com.br/diretor-avisa-sudoeste-e-um-filme-diferente/

Uma resposta para Diretor avisa: Sudoeste é um filme diferente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s