Rock in Rio: festival de excentricidades públicas

Semana passada, Katy Perry desembarcou no Rio de Janeiro usando uma máscara de Carmem Miranda – pelo que entendi, aquele cabelo rosa não era o suficiente para chamar a atenção. Hoje, a cantora Ke$ha chegou à cidade com um tubarão de pelúcia amarrado na cara – uma máscara improvisada.

O crítico musical Jamari França falou sobre ela no Twitter dia desses. “Essa Ke$ha pelo menos é sincera, mete o cifrão no nome para dizer que apela para ganhar dinheiro. Mas é uma sub sub sub Madonna” (sic).

Posso estar errado, mas comparar Ke$ha com Madonna me parece, no mínimo, incoerente. A mais velha apelou bastante ao longo de sua carreira – eroticamente falando – mas nunca foi muito adepta do culto ao grotesco. Isso é coisa da geração Lady Gaga.

A cantora de Poker Face levou as excentricidades do palco e dos bastidores dos shows (na maioria, clássicos como as centenas de toalhas brancas e outros pedidos exóticos para os camarins) para o dia-a-dia. Li uma entrevista da Lady Gaga para Billboard – acho – e ela dizia que era aquilo 24 hora por dia. Não existia mais Stefani Joanne Angelina Gemanotta (seu nome verdadeiro).

Ela levou isso ao extremo quando passou no tapete vermelho do Grammy deste ano dentro de uma cápsula (lembra?). Geralmente, os artistas posam para as fotos com uma roupa e se apresentam com outro figurino. Ela não. Chegou dentro de uma cápsula e só saiu dali no palco, misturando realidade e performance. Louquinha, eu sei. Mas interessante.

Katy Perry e Ke$ha me parecem discípulas, com relação esse fato específico das máscaras no aeroporto. É como se essas artistas tornassem a vida uma grande performance, só sendo elas mesmas na segurança dos quartos de hotéis trancados. Talvez nem isso – se elas não tiverem autocontrole emocional.

Anúncios

Responder a Rock in Rio: festival de excentricidades públicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s