Capitão América – O Primeiro Vingador é o retrato de uma propaganda épica

Hollywood sabe mesmo como fazer propaganda. Melhor ainda se for autopropaganda. Não é a toa que a maioria dos conceitos de comunicação e marketing vem do inglês – e em inglês.

Prova disso é “Capitão América – O Primeiro Vingador”. O filme é uma lavagem cerebral de 124 min, provando o poder do cinema em disseminar ideologias. A eficácia é tanta que o espectador nem sente o tempo passar.

O personagem foi criado no auge da 2ª Guerra Mundial e é nesse contexto que a história se desenrola. Capitão América (Chris Evans) é a personificação do Exército e do poder americanos: invencíveis. O próprio figurino não permite outra interpretação (quanto simbolismo por trás daquele escudo!).

Do outro lado, o nazismo é representado pelo vilão Caveira Vermelha (Hugo Weaving), um monstro de rosto deformado, que deve ser combatido. Apresentado como um homem egocêntrico, ele é o oposto do herói, que luta sempre em equipe e divide os créditos das vitórias. Enquanto o monstro é um matador assumido, o herói “não quer matar nazistas, mas defender a América” (o que, na prática, significa o mesmo). Um homem bom. Marketing, marketing, marketing.

A história é um incentivo ao alistamento militar, acompanhando a mudança de Steve Rogers proporcionada pelo Exército. De um garoto magricela e sem sucesso com as mulheres, se tornou um homem forte, imbatível, famoso e requisitado pelo sexo oposto. Não é o que todo moleque quer?

É. E os criadores – Joe Simon e Jack Kirby – sabiam disso. Idealizaram um soldado tão envolvente quanto convincente e que, mesmo após 70 anos, pode continuar surtindo efeito. Embora não exista mais um Hitler – nem um Bin Laden – a ser combatido, é sempre bom cuidar da manutenção do apoio de um país às suas forças armadas. Nunca se sabe quando elas terão que entrar em ação.

OBS: Só eu achei tenso aquele efeito da cabeça do Chris Evans naquele corpo pequeno?

Responder a Capitão América – O Primeiro Vingador é o retrato de uma propaganda épica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s