Peça aborda relacionamentos virtuais com desconhecidos reais

Assisti à peça “Inbox”, que é uma obra brasileira, apesar do título inglês. O texto é de Clarice Falcão (última versão de “Confissões de Adolescente”) e Gregório Duvivier (“Z.É. –Zenas Emprovisadas”). O segundo é também o protagonista da história, ao lado da atriz Maria Eduarda (“Roda Viva”).

Na peça, Gregório é John, um publicitário que entra em contato por e-mail com a escritora Clara (Maria Eduarda). Dizendo-se o seu maior fã, ele se esforça para chamar a atenção dela e engatar uma amizade virtual. Consegue.

Os dois passam a trocar experiências, histórias e confissões sobre suas vidas, validos da segurança que a tela do computador dá às pessoas. Com o tempo, Clara fica dependente das mensagens do seu suposto fã – olhando a caixa de entrada (inbox) a cada minuto e deixando cada vez mais de lado o seu marido (é, ela tem um).

Apaixonando-se, ela pergunta a John se poderia ligar para ele, porque quer conhecer sua voz. Antes que o fã possa respondê-la, ela manda outro e-mail, pedindo uma foto, porque também quer saber como ele é. Não obtêm resposta.

Paralelamente a isso, Clara pergunta à maior publicitária de São Paulo se ela conhece John. Não conhece, mas pergunta a outros colegas de trabalho, baseada nas referências que ele passou, e não descobre nada. Conclusão: a amiga passa a desconfiar que John pode ser um criminoso, uma mulher ou até mesmo uma velhinha farsante. Mas a surpresa que Clara terá é maior do que qualquer uma dessas suposições.

Eu adorei a peça, o texto, a construção dos personagens – que tem surtos terapêuticos e se abrem cada vez mais um ao outro, à medida que vão ganhando confiança (ou convivência?) – e a crítica aos relacionamentos virtuais em detrimento dos reais. A gente se fecha tanto na tela do computador e se esquece de olhar pro lado. Senti-me diretamente agredido, mas estranhamente gostei do toque.

SERVIÇO

Inbox

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco, 241, Centro – Rio de Janeiro

Sexta à domingo, às 19h, até 18/09

R$20 e R$10 (meia)

80 min

Anúncios

Responder a Peça aborda relacionamentos virtuais com desconhecidos reais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s