Warhol TV

            Andy Warhol (1928-1987) é o principal símbolo da pop art. Eu o conheço por aqueles quadros da sopa Campbell; do rosto de Marylin Moore repetidas vezes; ou ainda das latas de Coca-Cola estampadas nas pinturas. Para ele, o consumismo e a indústria cultural americana eram passíveis de arte. Ou de moda. Tal ironia por si só já conquistava a minha simpatia. Mas também tenho uma referência do filme Factory girl, que mostra um Warhol menos agradável, e daquela frase: “No futuro, todo mundo será famoso por quinze minutos”. Nada mais. E me bastava. E gostava.

            Foi então que chegou ao Rio de Janeiro a exposição “Warhol Tv”, revelando-me uma nova faceta do artista: a de produtor de televisão. Fui ao Oi Futuro dar uma conferida. Lembrei de outra exposição, esta do MAM, que trazia uns vídeo-quadros do Wahrol, mas não tinha absolutamente nada a ver com essa nova. A atual é mesmo de programas de Tv. E bons programas.

            Há novelas, programas de entrevistas, comerciais, mini documentários (uma vibe Globo Repórter), enfim, de tudo um pouco. Como sempre, seus trabalhos irônicos foram os que mais me agradaram. Há uma reportagem sobre a vida dos modelos masculinos, na qual é engraçada a seqüência de entrevistas apresentadas. Um dos homens fala que se irrita com os modelos que fazem questão de mostrar que tem algo na cabeça para que, em seguida, um deles defenda justamente essa causa.

            Em um dos vídeos de novela, a cena de pegação de um casal é colocada sem som, para o áudio voltar apenas quando acontece uma propaganda. Mais um ataque – ou essa palavra é forte demais? – ao consumismo, mostrando que apenas aquela parte importava. Na verdade, Warhol é um grande fã da indústria cultural (e por isso temo me referir a suas ironias como ataques).

            Ótima mostra, para quem gosta de Tv. E de arte. E de Tv & arte.

SERVIÇO

Oi Futuro Ipanema

Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

De 2 de fevereiro a 3 de abril  | Todos os níveis

De terça a domingo, das 11h às 20h

Informações: 031 (21) 3131.3060

Entrada franca | Classificação etária: Livre

Anúncios

Responder a Warhol TV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s