“Inverno da Alma” não me impressionou

Este post faz parte da maratona Oscar 2011, que você confere aqui.

            Inverno da Alma (Winter’s bone) é country noir*, seja lá o que isso signifique, mas é o que está todo mundo dizendo. Seja lá o que for, é um bom filme, ainda que não impressionante. Passeia entre o popular e o cult, sem ser nenhum dos dois por excelência. Foi premiado em alguns festivais, mas duvido que saia da festa do Oscar com alguma estatueta. Declaração perigosa, eu sei.

            Jennifer Lawrence, indicada a melhor atriz, vive Ree Dolly, uma garota de 17 anos que tem que encontrar o pai, um traficante desaparecido, para salvar a sua família. Ele colocou a casa em que ela, os irmãos mais novos e a mãe perturbada vivem como garantia de sua condicional e, se não aparecer no dia do julgamento, todos serão despejados.

            Dependendo da caridade dos parentes e vizinhos para manter a sobrevivência da família, Ree parte em busca do seu pai. Toda a comunidade da pequena – e sinistra – cidade parece ter alguma informação, mas ninguém está disposto a ajudá-la. Pelo contrário, a aconselham a deixar quieto este assunto. Ela não desiste.

            Depois de passar maus bocados (leia-se levar uma surra inesquecível), seu tio, Teardrop Dolly (John Hawkes, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante) passa a ajudá-la nessa saga. Aí já é a segunda metade do filme e a verdade começa vir à tona de forma natural, sem um grande clímax. Há, na verdade, uma cena bem desagradável de amputação, mas não vou estragar o mistério aqui, caso você queira assisti-lo. Suspense/Drama.

*Segundo o Omelete, Daniel Woodrell (autor do livro no qual o filme se baseia) inventou o nome “country noir” para definir o gênero que ele pratica em seus livros de mistério ambientados nas montanhas Ozarks, no estado americano do Missouri.

Indicações ao Oscar: melhor filme, roteiro adaptado, atriz (Jennifer Lawrence) e ator coadjuvante (John Hawkes).

Anúncios

Responder a “Inverno da Alma” não me impressionou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s