Leo’s Chart 2010

Last.fm é um site de relacionamento musical que todo mundo deveria ter, muito mais que Orkut ou Facebook. Assim, seria muito mais fácil perceber o que alguém gosta de verdade e o que é forçassão de barra. A dinâmica dele é mais ou menos assim: tudo o que é escutado no seu computador, ou qualquer outra plataforma (mp3 e afins), é computado pelo seu perfil. Aí percebe-se as suas preferências, através dos seus charts. É ótimo para conhecer gente com gostos em comum.

A minha lista de artistas mais escutados do ano, por exemplo, é um ótimo espelho dos gêneros que eu ando curtindo ultimamente e das (ótimas) influências que sofri. Olhando-a constatei que prefiro artistas solo a bandas, sempre sujeitas a turbulências, e que perdi o preconceito com vozes masculinas (agora direcionado às vozes pop femininas – me dei conta: são todas iguais, não são?).

1) Jamie Cullum 1,590 plays

Jamie chamou a minha atenção quando lançou a sua versão para Don’t stop the music, o hit da Rihanna, em 2009. Fiquei com a impressão de que ele pode transformar qualquer mediocridade em algo único. Me apaixonei e, por um período, me viciei nos seus três últimos álbuns. É um dos meus protegidos do mercado fonográfico (não é a toa que está em primeiríssimo lugar).

  • Música mais escutada de todos os tempos: Everlasting love

2) Fito Páez 1,489 plays

Se algum dia meu namoro acabar, tenho uma heraça garantida: Fito. Acho-o genial, de verdade. Evito banalizar esse adjetivo, mas uso-o sem medo com esse (ultra mega power) grande compositor argentino. Que músicas! Fico extremamente feliz por ter assistido a um show dele em uma casa pequena, com ingressos bem limitados. Foi uma experiência honrosa.

  • Música mais escutada de todos os tempos: Tiempo al tiempo

3) Sara Bareilles 1,256 plays

Ah, Sara… passa ano, entra ano, e ela segue no topo das minhas preferências. Em 2010 ela lançou – finalmente – um álbum novo de estúdio, o Kaleidoscope heart. Gostei muito, mas o Little voice ainda é o melhor para mim. Sara serve para todos os momentos. Uso-a para me concentrar e para me desconcentrar. Fofo é a melhor forma de definir seu repertório, sem desmerecimento.

  • Música mais escutada de todos os tempos: Love song

4) Sandy Leah 1,008 plays

Tenho mesmo que falar algo? De toda essa lista, Sandy é a sonoridade mais antiga nos meus ouvidos (e, porque não dizer, no meu coração?). É o timbre com o que estou mais acostumado. Ídola da infância, adolescência e vida adulta. Gosto mesmo, e daí? Este ano, lançou seu primeiro álbum solo, o Manuscrito, que foi o CD que eu mais escutei (freneticamente até enjoar – sim, eu enjôo até dela).

  • Música mais escutada de todos os tempos: Pés cansados

5) Caetano Veloso 1,006 plays

Caetano é uma paixão relativamente recente, não vou esconder. Mas aconselho que não se meta com ele. Está no hall seleto dos meus protegidinhos (note que está abaixo de Sandy por apenas duas musiquinhas). Não sei quando nem como exatamente me interessei por ele, mas sinto que foi tarde demais. Perdi muito do Caê e ainda estou conhecendo a sua obra – a cada nova música baixada e cada show assistido. Zii e zie, seu último álbum, infelizmente pouco repercutido, também foi um dos que mais ouvi.

  • Música mais escutada de todos os tempos: Samba de verão

6) Lulu Santos 777 plays

Em 2010 lançou o Acústico MTV II, que me surpreendeu positivamente. Lulu Santos é uma das poucas pessoas capazes de tirar um sorriso do meu rosto, mesmo em situações mais deprimentes. Suas músicas me enchem de esperança, de força. A cada show que vou, me alimento de energia boa – e por isso gosto tanto de ir. É o cara! Sem exageros, não sei o que seria de mim sem ele. Quando é a próxima apresentação?

  • Música mais escutada de todos os tempos: Toda forma de amor

7) Tom Jobim 635 plays

Tive uma fase bossa nova neste ano que passou e resultado disso é Tom Jobim aqui no meu chart e seus DVDs na minha estante. Outro gênio inegável. Ele é uma das grandes razões para eu querer ter nascido algumas décadas antes – a outra é Audrey Hepburn. Queria ter curtido a bossa nova na época em que ela aconteceu. Tom Jobim é… demais. Bom demais.

  • Música mais escutada de todos os tempos: Samba do avião

8 ) Amy Winehouse 559 plays

Gente, eu ainda não acredito que ela tá chegando (nem quando olho meu ingresso aqui na gaveta ao lado)! Falta tão pouco! Que lou-cu-ra! É só o que eu tenho a dizer.

  • Música mais escutada de todos os tempos: I heard love is blind

9) Fabiana Cantilo 554 plays

Fabiana Cantilo é outra artista argentina (portanto, outra influência). Acho que nunca falei dela aqui. Ela tem uma voz muito característica sua e é uma ótima intérprete. Foi trilha sonora de vários momentos do ano que passou, com destaque para Nada es para siempre, uma música linda linda linda (assim, três vezes linda).

  • Música mais escutada de todos os tempos: Fue amor

10) Maria Gadú 504 plays

Vencidos os preconceitos (na verdade, não sei ainda se aceito muito bem Shimbalaiê), passei a escutar Maria Gadú e consequentemente a adorar. Já a vi ao vivo duas vezes e ela é incrivelmente melhor no palco do que qualquer outra coisa. O Multishow ao vivo é o meu novo vício e com certeza contribuiu muito para ela estar no meu top10.

  • Música mais escutada de todos os tempos: Tudo diferente
Anúncios

Responder a Leo’s Chart 2010

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s