Quero, logo tenho

Eu consigo tudo o que eu quero. Não sossego enquanto não tenho o que desejo. Frases típicas de uma criança mimada, que tem as vontades saciadas na base do grito, do choro – esperneando, como diria minha mãe – ou de uma boa chantagem emocional (crianças são quem sabem melhor fazê-las, acredite).

Mas essa criança, como todas as outras, cresce. E para manter esse ritmo de quero-logo-tenho é mais complicado que antes. Primeiro, porque as vontades passam a fugir do alcance de realização dos pais. Segundo, porque o mundo é cruel e não mima mais essa pessoa. Até Papai Noel, sempre dando tudo que lhe foi pedido, era papai e mamãe. Ah, a vida de adulto…

É claro, crianças mimadas podem se tornar pessoas batalhadoras, que continuam lutando – agora de uma forma mais madura, com muito esforço e dedicação – para conseguir tudo o que querem. E, de fato, continuam conseguindo. Tudo que depende delas, é alcançado. Mas uma grande descoberta acontece nesse processo de crescimento: nem tudo depende só dela.

A vida é feita de relacionamentos – amigáveis, familiares, amorosos, profissionais, comerciais, sejam ele quais forem. E quando um não quer, dois não brigam. A criança mimada crescida, por mais que queira, estará sempre dependendo dos outros. E aí… haja talento. Nem sempre o mundo estará seguindo a corrente de suas vontades.

Não dá para controlar os desejos e a boa vontade alheios como no jogo The Sims. Isso é tão duro de entender. Qualquer coisa que dependa de outra pessoa que não ela mesma exige negociação, adaptação e, muitas vezes, perda. É ceder. Viver é ceder constantemente. Se relacionar é ceder. E isso é difícil para a ex-criança-mimada. Ela nunca aprendeu a subtrair. Seu negócio é somar. Mas para somar, tem que saber diminuir. Isso é problemático, como qualquer prova de Matemática.

Anúncios

Responder a Quero, logo tenho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s