[Dica da semana] “Fim” – Fernanda Torres

livro-fim-fernanda-torres-guaruja

Passeava entre os corredores da livraria quando vi “Fim”, da atriz Fernanda Torres. Já havia escutado sobre o livro em uma entrevista que ela deu recentemente para o Jô Soares, então o tomei da prateleira para dar uma olhada. Li o primeiro parágrafo e comecei a rir. Não tinha jeito: tinha que comprar. Comprei.

Fernanda escreveu sobre a morte – o fim ao qual se refere o título – e principalmente sobre a vida. O livro acompanha os momentos finais dos amigos Álvaro, Ciro, Ribeiro, Sílvio e Neto desde a juventude até a velhice (ou, melhor, da velhice à juventude). Ela narra a morte de um a um; de trás para frente. Partindo do princípio de que a morte é a única certeza da vida, o livro dispensa qualquer expectativa quanto ao seu desfecho, e entrega logo no primeiro capítulo quem foi o último a morrer (Álvaro, velhinho, ranzinza). Sabemos de antemão que todos morrerão, e o interessante é saber como viveram.

Ela foi perspicaz nesta abordagem, porque a vida também é assim. A morte é o que dá valor à existência de cada um de nós. A última página de todo ser humano é basicamente igual, e o que nos torna diferentes um dos outros é como vivemos. Álvaro, por exemplo, é um típico velho chato, que enterrou todos os amigos, invejando uns e em dívida com outros. É cômico para quem lê, mas um tédio para quem convive. Já Ciro era pura energia e morreu novo, com dezenas de viúvas no velório. Ah, o Ciro…

Chama a atenção também a capacidade da Fernanda Torres de dar diferentes vozes para cada personagem – parece que seu talento de atriz respingou na literatura. As histórias são narradas em 1ª pessoa por cada um dos homens, e eles não são confundíveis em nenhum trecho. Cada um tem uma personalidade e um timbre muito próprios. E Fernanda é uma mulher, meu Deus! Em nenhum momento, soa como uma mulher escrevendo na pele de um homem. São todos muito masculinos, aliás.

Fernanda também não é mórbida. Não é uma leitura depressiva ou alentadora sobre o fim da vida, e sim uma perspectiva bem humorada. Como eu esperava de um livro dela, com certeza. O humor é seu forte. Ela faz isso muito bem. Espero que ela dê continuidade à carreira literária, porque começou com o pé direito. Mais merda pra ela!

2 respostas para [Dica da semana] “Fim” – Fernanda Torres

  1. Mariana Lima

    Eu adoooro essa mulher, vou pôr o livro dela na minha lista de Quero Ler!

    Beijos pra ti, Torres (ela não, você mesmo)!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s