[Dica da semana] Os Imperfeccionistas – de Tom Rachman

110_173-imperfect

A dica desta semana é o livro “Os Imperfeccionistas” (Record, 2012), a estreia literária do jornalista britânico Tom Rachman. Bem, em termos. Na verdade, ele só enveredou para o jornalismo porque queria escrever um livro. A profissão de repórter correspondente serviu, premeditadamente, como um laboratório de pesquisa para adquirir experiências para seu romance. Estou sendo claro? Vamos recomeçar. É, vamos. A dica da semana é o livro “Os imperfeccionistas”, a estreia do autor britânico Tom Rachman, que trabalhou com jornalismo para escrever essa obra. Isso. Agora soa mais real. É como se alguém entrasse para a prostituição para entender esse universo com ambições literárias. Não que eu esteja igualando as profissões – embora, sim, cada um tenha o direito de explorar o que tem de melhor. Bem, porque estou falando isso tudo?

O livro é ótimo e é isso que você tem que saber! Ele vendeu que nem água lá fora e foi eleito um dos melhores de 2010 pelo New York Times. Deixa eu te contar como ele é. Como já ficou claro, a história é ambientada no universo jornalístico e gira em torno de um jornal italiano, acompanhando todos seus funcionários, fundadores e até mesmo leitores. O mais legal é a forma que o romance foi construído. Cada capítulo pode ser lido independentemente e até mesmo fora de ordem. O autor não disse isso, mas eu estou dizendo. Pode sim. Cada capítulo funciona como um conto com vida própria, focado em um personagem. Mas, como se trata de um romance, todos estão inteligemente interligados. É como um quebra-cabeça, avançando e retrocedendo no tempo cronológico para criar um painel amplo. Eu fiquei fascinado quando li. Quando terminei, queria começar de novo.

A cada capítulo, uma nova paixão para o leitor. Os personagens e suas tramas são muito ricos. O autor consegue destacar o egoísmo, a inveja e a competição comuns ao ambiente de trabalho, universalizando essas características. O ladro podre do ser humano é retratado naturalmente, sem julgamentos. Pelo contrário, a sujeira te envolve. É fantástico, gente. Favor me dar ouvidos ao menos uma vez na vida.

~~

Quando dei um Google para fazer esse post, descobri que Brad Pitt comprou os direitos de adaptação cinematográfica do livro, e contratou Scott Silver (indicado ao Oscar por “O Vencedor”) para escrever o roteiro. Não achei mais informações sobre o projeto, e parece que não há planos para tirá-lo do papel em um futuro próximo. Mas… tô na torcida.

Anúncios

2 respostas para [Dica da semana] Os Imperfeccionistas – de Tom Rachman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s