Carta do Tio Léo #5: monografia, desespero e São Paulo

Meus dias tem se dividido entre os que não estou nem aí para a monografia e os que estou desesperado por causa dela. Como já disse, a apresentação está prevista para outubro e, na teoria, sei que ainda tenho alguns meses pela frente. Mas, na prática, parece que outubro é amanhã! Junho, julho, agosto, setembro… outubro! Assim, de repente. E só tenho um capítulo pronto – com revisão do orientador pendente. Por isso, às vezes, prefiro não pensar no assunto e me distrair – o que, claro, é seguido de culpa depois. É um ciclo vicioso, que espero que tenha final feliz.

Quando desenvolvi a monografia da graduação, o tempo só se tornou desesperador nas semanas finais, quando basicamente só me faltavam os retoques! Eu, na verdade, entreguei o texto pronto para a banca antes do previsto. Agora, na pós, que tenho muito mais tempo para me dedicar, falta… interesse, talvez? Estou gostando, sim, de ler e conhecer mais sobre meu tema, mas não estou apaixonado como da outra vez. Talvez seja natural isso. Todos reclamam de monografia, né? Por mais que gostem do tema, reclamam. É o que estou fazendo aqui – sendo normal, eu acho. Antes eu não era.

Em um desses momentos em que opto pela distração em vez da obrigação, fui à São Paulo ver um amigo – o Filipe, que esteve no Rio em janeiro. Eu não sabia, mas estava precisando muito passear. Fomos ao show da Sandy (e eu pude entrevistá-la novamente – algo bem rápido, na verdade, porque foi só uma troca de palavras simpáticas) e da banda The Vaccines, como escrevi aqui anteriormente. Dormimos de manhã e acordamos de noite. Foi muito divertido. Eu adoro o Filipe e ele sabe disso. É como um irmão mais velho que a vida me deu, e encontrá-lo pessoalmente é sempre um prazer.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Voltei para o Rio com outro astral. No dia da minha consulta com a psicóloga, senti que não tinha nada para abordar. Não queria falar de coisas que me incomodavam, mas não estavam me incomodando naquele momento. Ela mesma disse que eu estava com outra cara depois da viagem, que durou só o fim de semana! Muita gente diz que não adianta viajar, porque os problemas te acompanham, mas comigo nunca foi assim. Quando entro no avião, deixo tudo para trás e permito-me viver dias diferentes. Quebrar a rotina é ‘revitalizador’.

O Rio de Janeiro é meu lar, mas gosto muito de sair para outros lugares. Houve uma época em que estava insatisfeito com as perspectivas jornalísticas e cogitei ser comissário de bordo. Imagina: viajar todo dia! Seria divertido. Ou não. Tudo é muito legal enquanto não vira obrigação. É melhor viajar por prazer, de vez em quando, e valorizar esses momentos, do que ter isso como vida cotidiana. Eu acho. A gente sempre valoriza o que não tem.

Só sei que esse bate-e-volta foi muito bom para mim. Foi tudo muito de repente, e quase achei que não embarcaria (o aeroporto Santos Dumont ficou dez horas fechado por causa da chuva, mas consegui transferência da minha passagem para o Galeão), mas só me fez bem quando aconteceu. Agora, preciso me dedicar seriamente à monografia e escrever o segundo capítulo logo, porque sei que o terceiro dará um trabalhão. Torça por mim.

Abraço,
Tio Léo

3 respostas para Carta do Tio Léo #5: monografia, desespero e São Paulo

  1. Adorei o post. =)
    Precisamos dessa distração ou enlouquecemos. Imagina se tu não tivesse ido viajar, os pensamentos ficariam no que tu deixou de fazer e no final nem iria conseguir fazer a mono mesmo estando em casa… Fizeste muito bem em viajar.
    Agora desejo sucesso na monografia, tô na torcida!!! E sei que vais conseguir.
    Ah, eu sei que tu é magro, mas pode fazer o favor de engordar um pouco, ein?! rsrs
    Beijo

    • Leonardo Torres – Autor

      Eu sou neurótico com peso e sempre tive medo de engordar (porque meus quilos a mais costumam se concentrar todos na minha barriga), mas também tenho me achado magro demais ultimamente – principalmente quando uso camisas pretas. Verei o que posso fazer hahahaha

      Obrigado pela torcida, de verdade, Isa! Tô precisando hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s