[Dica da semana] Peça desculpas

Não gosto de quem fala que não se arrepende de nada do que fez, só do que não fez. O passar dos anos e nosso amadurecimento (mínimo, que seja) também serve para que olhemos nossos atos anteriores de outra maneira. Quem nunca pensou “e se eu tivesse agido diferente?” é porque não percebe que também falha. O tempo todo.

Eu, por exemplo, sempre quero fazer tudo certinho, mas erro pra caramba. Erro tentando acertar. Erro sem dar importância. Erro sem me dar conta. Erro achando que acerto. Erro disfarçadamente. Erro por implicância. Erro por raiva. Erro por amor. Erro por birra. E tenho esse direito, se erro para aprender. O chato é quando erro com os outros, o que, por mais que não queira, também acontece.

É quando repenso meus atos que percebo a maioria dos erros que cometi com os que me cercam. Não sou mais o mesmo de há cinco, dez anos. A essência se mantém, mas definitivamente há várias discordâncias entre o passado e o presente, o que me permite perceber como me comportei mal em diversas situações.

E se errei (erramos), por que não corrigir isso? Nunca é tarde demais. É melhor fazer um acerto depois de 50 anos do que deixar um erro para a eternidade. Porque erro é assim: a gente morre, mas ele permanece na Terra, repercutindo. Por isso, é do meu feitio reaparecer na vida de pessoas que talvez nem se lembrem mais de mim para pedir desculpa. A maioria acaba desculpando, porque a mágoa já passou, e a experiência se torna boa para ambas as partes. Vale a pena tentar. Corrija um erro e peça desculpa para alguém que não se lembra mais do seu erro (mas se lembrar, melhor ainda! Fica mais genuíno). Errar de verdade é não tentar corrigir.

Anúncios

Responder a [Dica da semana] Peça desculpas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s