Você não está matando aula não, né?

Seja como for, agora eu sei
Que o meu papel não é ser herói no céu
É na Terra que eu vou viver.

É normal ter medo. A vida inteira, a gente teme. O próximo passo, o passo em falso, o tropeção, a mudança de caminho, o salto, os abismos. Temos medo de ideias, de pensamentos, de hipóteses. Mas há coisas que simplesmente esquecemos de temer. Deveríamos, mas ignoramos o risco. A coragem é, muitas vezes, a ignorância maquiada.

Ela não é, no entanto, um impedimento para que as situações se desenvolvam. Assim, vem o baque. Quem tem medo de cair não fica paralisado quando cai. Levanta logo. Só paralisa quem não imaginava que isso poderia acontecer – quem esqueceu de temer a queda. O medo é um aviso e, muitas vezes, um preparo.

É normal ter medo, mas às vezes eu esqueço. Há fatalidades que simplesmente não passam pela minha cabeça. Gostaria de tê-las temido. Sua concretização me deixaria triste do mesmo jeito, mas eu pelo menos não ficaria em estado de choque. Não ficaria zonzo, sem ação. Eu assimilaria com mais facilidade. Choraria de uma vez, sem aquele período de encubação.

Super-heróis não morrem, eu pensava. A gente teme, no máximo, que se machuquem. Mas não morrem. Heróis não precisam de socorro. Eles socorrem. Pelo menos, essa é a imagem e a mensagem que passam e que acreditamos. Mas eles não são invencíveis. De uma hora para outra, algo pode abatê-los. A gente ignora essa hipótese, mas ela existe e se concretiza. Gostaria de ter temido. Gostaria de não ter paralisado.

67087_476837025705432_29523826_n

Ferrugem: um ícone da minha infância e adolescência. Um homem que eu realmente acreditava ser um super-herói. Um super-homem. Ficam as lembranças dos conselhos, das piadas, das brincadeiras, da proteção, do respeito mútuo e da confiança.

2 respostas para Você não está matando aula não, né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s