Maratona Oscar 2013: O Mestre

Esse post faz parte da maratona contra o tempo para ver o máximo de filmes possíveis antes da cerimônia do Oscar 2013, marcada para o dia 24 de fevereiro (acompanhe o processo)

Indicações: Melhor Ator (Joaquin Phoenix), Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman) e Atriz Coadjuvante (Amy Adams).

O cineasta Paul Thomas Anderson tem seis filmes no currículo, e foi indicado ao Oscar por três deles (“Boogie Nights”, “Magnólia” e “Sangue Negro”). O mais recente, “O Mestre”, faz parte da outra metade, o que é uma informação repleta de significados. O longa conquistou, sim, indicações à premiação, mas nenhuma creditada a ele, que assina roteiro, direção e produção.

“O Mestre” tem cenas bem construídas, bem exploradas e verdadeiramente impressionantes, mas peca por não deixar o espectador perceber para onde caminha. O roteiro é confuso como seu tema, sem norte, e deixa a impressão de que foi escrito apenas para deixar Joaquin Phoenix, o protagonista, brilhar. E ele brilha.

O ator está impecável na pele do perturbado Freddie Quell, ex-soldado, veterano da 2ª Guerra Mundial. Sua indicação não é nada menos que merecida. Phoenix corria o risco de parecer caricato na maioria das cenas, mas não chegou sequer perto disso em nenhum momento, mesmo naqueles ataques histéricos e violentos do Quell. Ele está muito crível e sua química com Philip Seymour Hoffman, no papel do manipulador Lancaster Dodd, também impressiona. Hoffman, aliás, também está ótimo, mas quando não? A cena, no entanto, é do Phoenix, sem dúvidas.

Só não entendi a indicação da Amy Adams, que interpreta a mulher do Dodd. Não que ela não esteja bem no papel, porque está (e em nada lembra seus últimos trabalhos: “Na Estrada”, “Os Muppets” e “O Vencedor”). Só não está ótima. E Oscar é lugar de ótimos, penso eu. O personagem dela sequer é complexo (como o filme é). Mas em “O Mestre” eu pouco entendo mesmo…

TheMaster_still_Phoenix.png.CROP.rectangle3-large

Anúncios

Responder a Maratona Oscar 2013: O Mestre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s