Maratona Oscar 2013: Rebelle (War Witch)

Esse post faz parte da maratona contra o tempo para ver o máximo de filmes possíveis antes da cerimônia do Oscar 2013, marcada para o dia 24 de fevereiro (acompanhe o processo)

Indicação: Melhor filme em língua estrangeira.

“Rebelle”/”War Witch”, apresentado na última Mostra de São Paulo como “A Feiticeira da Guerra”, é realmente bom (mas ainda prefiro “No”). A protagonista Rachel Mwana (premiada no Festival de Berlim) dá um show nas cenas mais fortes e nos delírios de sua personagem, e o roteiro do Kim Nguyen é muito bem amarrado.

O filme é, na verdade, muito bonito – principalmente no que concerne à parte estética. A fotografia é lírica, poética, delicada, contemplativa. Justamente por isso, senti certo incômodo, porque a temática pede outra abordagem. Esperava imagens mais duras, chocantes, desagradáveis. A trama conta a história de uma adolescente sequestrada para lutar em uma guerra civil na África após o assassinato dos seus pais. Ela aprende a manusear armas e assassinar desconhecidos, e é abusada sexualmente. Não há nada delicado nisso. Mas a direção dá um tratamento de conto de fadas à tragédia.

Outros filmes que abordam realidades cruéis, como “A Informante” (The Whistleblower), “Redenção” (Machine Gun Preacher) e os nossos brasileiros do gênero favela movie são mais felizes neste ponto. Não digo que sejam melhores que “Rebelle”, porque dificilmente seriam, mas são menos suaves, mais críveis. No entanto, o representante do Canadá no Oscar se diferencia por narrar a realidade da guerra civil africana a partir de um personagem nativo. As produções internacionais tem mania de querer contar essas histórias pelo ponto de vista de um observador estrangeiro. Disso, eu gostei.

rebelle1

Responder a Maratona Oscar 2013: Rebelle (War Witch)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s