Fé no respeito e na comunhão

Não tenho religião, por vários fatores, mas respeito todas as crenças. Eu mesmo tenho várias – crenças espirituais – mas desconfio de todas elas. Na minha opinião, a religiosidade é aquela parte insana do ser humano contra a qual não adianta argumentar. É questão de fé. Costumo assistir às manifestações de fé com certo distanciamento, sem conseguir ser cativado. Como um adulto que acha bonitinho o filho acreditar no Papai Noel – por sua ingenuidade.

No fim de semana passado, fui a uma vigília interreligiosa, que ocorreu no Aterro do Flamengo, então cenário da Cúpula dos Povos. Dias antes, eu sequer sabia o que era uma vigília monoteísta, quem dirá de crenças múltiplas. Mas foi justamente isso que mais me encantou. Havia grupos de diversas religiões, cada um se manifestando à sua maneira, convivendo no mesmo espaço.

Mais do que tolerância mútua, o que já me satisfaria, presenciei certo grau de união entre os diversos credos. O ambiente tinha uma energia boa, algo próximo do que entendo por paz. Muitas das religiões presentes eu sequer conhecia e fui apresentado da melhor forma. No ouvido esquerdo, ouvia os cantos do Santo Daime, no direito, os batuques candomblecistas. Enquanto isso, via passarem na minha frente representantes do Hare Krishna, da Wicca, da Religião de Deus, enfim. Isso sim é cultura – e não “culturas”.

Também pude falar com um índio da tribo Pataxó e fazer as perguntas mais ignorantes possíveis. Ele se chamava Arapati – ou Daniel, como você preferir – e conhecê-lo foi, de certa forma, emocionante. A sensação era de quebrar um muro e transformar tudo em um único espaço. Ele não era inocente, bobinho, ingênuo, puro, como costumam pintar os índios. Ele era comum, como eu, como você. Ele era simpático, como você, não como eu. Tive vontade de pedir para que me levasse embora com ele. Queria vivenciar aquilo por mais tempo. Mas não pedi. Ele me acharia louco. Eu me acharia louco. Eu, talvez, me achasse.

Anúncios

Responder a Fé no respeito e na comunhão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s