Madonna só no cutuque: cantando Lady Gaga

Vazou nestes dias um vídeo da Madonna ensaiando para sua nova turnê. Até aí, tudo bem. Mas ela estava cantando… “Born This Way”, hit da (apontada como rival) Lady Gaga. Polêmica/Madonna. No vídeo, é possível ouvir um mash-up de “Born This Way” e “Express Yourself”, faixa do álbum “Like a Prayer” (1989).

Aos desavisados, explico: quando Lady Gaga lançou o single no ano passado, fãs, críticos e jornalistas comentaram as semelhanças com “Express Yourself”, chegando a acusá-la de plágio. Na época, Madonna lhe enviou um e-mail parabenizando-a pela música, Gaga assumiu a influência e tudo acabou em pizza.

Ou nem tanto, já que Madonna guardou sua resposta para a volta aos palcos. Desde que terminou sua última turnê, em 2009, muitas cantoras pop ascenderam no mercado. Mas foi inegavelmente Gaga, com o culto ao grotesco e ao exagerado, a única que inovou e, consequentemente, se destacou do pacote. Madonna, que pode ser tudo, menos burra, sabe que está ali sua única concorrente atualmente. E, claro, quer derrotá-la.

Cantar um medley de “Born This Way” e “Express Yourself” é uma estratégia inteligentíssima. A inesperada performance poderia ser interpretada tanto como uma declaração de guerra, um cutuque público, quanto uma homenagem, visto que Madonna, com sua extensa discografia, não cantaria a música de qualquer artista. Dependeria do ponto de vista. Seria quase como o mistério de Capitu: adúltera ou vítima do ciúme doentio de Bentinho? Sem resposta.

Seria. Não é. Madonna termina o mash-up com “She’s Not Me”, sem deixar espaço para dúvidas sobre suas intenções. A mensagem é clara: ela pode me ter como referência, mas a Rainha do Pop sou eu. Muitos dirão que isso é atitude de quem se sente ameaçada, mas não quero entrar neste tipo de discussão. O fato é que um cover nunca teve tão significado. Ponto para Madonna, que virou notícia antes mesmo da estreia da turnê. Vamos ver onde isso tudo vai dar.

Anúncios

Uma resposta para Madonna só no cutuque: cantando Lady Gaga

  1. clisley

    minha filha pra mim a madonna não canta merda nem uma pra mim a lady gaga é que tem que ser a rainha do pop e nunca que a lady gaga ia copiar o seu estilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s