A cantora, o shopping e a música ambiente

Quarta-feira de férias, dia em que a praça de alimentação de qualquer shopping fica lotada, por causa das sessões mais baratas do cinema. É aquele horário avançado demais para ser tarde e cedo demais para ser noite. Ela sabe que terá público, embora não tenha convidado ninguém. Sente vergonha quando vem gente conhecida, como se fosse um grande evento.

Chega ao local com sua mochila e sabe o que deve fazer. Identifica sua posição imediatamente. Não é um palco, como das outras vezes. Na verdade, não passa de uma elevação com pouco mais de 10 centímetros de altura, com espaço suficiente para a cadeira e o microfone, que já estão posicionados. Ela se arrasta até o destino. Ninguém parece notar. Ninguém a recebe, como de costume.

Ela coloca sua mochila no chão, sobe na cadeira e, por mania, se certifica de que seu rabo de cavalo ainda está no local. Seus ombros estão caídos, mas ela parece não se dar conta. Ela sabe que pode começar assim que quiser. Não há qualquer tipo de sinal ou anúncio. Ela deve cantar cinco ou seis músicas e depois passar na gerência para pegar a segunda parte do pagamento, que investirá no jantar.

Espremida, ela se sente cercada pelas pessoas. Há muito barulho, muitos adolescentes, muita cor, muita batata frita. Uma mulher se levanta da mesa, carregada da filha em uma mão e da bandeja na outra, e despeja seu lixo na lata, que está há menos de um metro do que deveria ser seu palco. Uma adolescente chega correndo para pegar o lugar. Ela dá três toquinhos no microfone para testar.

A adolescente pergunta se ela vai cantar. “Vou”, responde, sorridente por ser notada na multidão. A garota se levanta e, querendo se desculpar, diz que vai procurar outro lugar, senão não vai dar para conversar. Ela queria ter sido a bandeja da mamãe. Canta. Se ouvem, não demonstram. Se a veem, não enxergam. Ela entende o significado de música ambiente como ninguém. Gostaria de se desligar.

Responder a A cantora, o shopping e a música ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s