Resenha: Anjos da Lei

“Anjos da Lei” (21 Jump Street), filme baseado na série de TV homônima do fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, cumpre humildemente a perigosa missão de mesclar comédia e ação. Protagonizado por Jonah Hill – a comédia – e Channing Tatum – a ação – o longa se aproxima de “Débi & Lóide” (Dumb & Dumber) em alguns momentos, e isso não é um elogio.

Na história, a dupla de policiais Schmidt (Jonah) e Jenko (Channing) se disfarça de alunos do Ensino Médio para descobrir quem é o traficante de drogas infiltrado em um colégio. A volta ao passado é significativa para os personagens, que estudaram juntos na adolescência, mas eram de grupos sociais diferentes: Schmidt, nerd, Jenko, popular. Mas a contemporaneidade proporciona a inversão de papeis, já que hoje em dia o bacana é ser geek. Essa abordagem é interessante.

Não faltam piadinhas envolvendo “Glee”, Miley Cyrus e Justin Bieber. O roteiro, aliás, dialoga bem com todas as faixas etárias – tanto a dos adultos saudosos do tempo de escola quanto a dos adolescentes loucos para terminarem os estudos. Há um quê de “Nunca Fui Beijada” (Never Been Kissed) , aquele filme em que a Drew Berrymore é uma jornalista que se infiltra em uma escola, nas mesmas condições.

O longa apela para palavrões e insinuações de sexo para causar o riso fácil, mas os momentos mais bem humorados são os da professora Griggs (Ellie Kemper, ótima) atraída por Jenko, quem ela acredita ser um adolescente. A cena dos efeitos da droga nos protagonistas também é divertida.

O problema é que o fim da história resulta previsível – até a aparição surpresa de Johnny Depp, revelado pela série, já que a participação foi alardeada antes da estreia – e a mensagem final traz uma inversão de valores complicada. A ação é meio estapafúrdia e inverossímil – ideal para a “Sessão da Tarde” ou a “Tela Quente”. Mas dá para distrair.

Anúncios

Responder a Resenha: Anjos da Lei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s