Resenha: Demi Lovato – Show no Rio de Janeiro (+ 5 vídeos)

Link para a minha matéria sobre o show aqui.

“A Special Night With Demi Lovato” soa um título presunçoso para uma turnê de uma cantora de 19 anos, que conheceu o sucesso com a Disney e agora quer ser levada a sério. Mas ela cumpre o que se propõe no show e todos os fãs, que lotaram o Citibank Hall em plena quinta-feira (19/4), saem satisfeitos. Para eles, foi mesmo uma noite especial.

Ela se esforça ao máximo para fazer isso possível. Demi Lovato canta ao vivo (e não desafina) – o que é raro em artistas de sua safra – toca guitarra, violão e piano durante a apresentação. Dançarinos e coreografias, ao contrário do esperado, não existem. O foco é a música. Aliás, Sandy & Junior fizeram o mesmo em 2004, quando queriam mostrar amadurecimento. Tirar a dança de cena parece ser o caminho natural para pequenos prodígios crescidos.

Demi Lovato e suas duas backing vocals conseguem alcançar notas à la Mariah Carey, mas não se mantêm por muito tempo. Super carismática, ela tem completo domínio de palco e faz uma apresentação tecnicamente competente e estável, embora esquecível. Em “Lightweight”, ela pede para o público acender as luzes das câmeras, dos celulares ou de qualquer outro objeto e demonstra emoção com a obediência. Mas não convence. Anahí já fez o mesmo em “Salvame”, no Maracanã, seis anos antes.

O público também tenta proporcionar o ápice da noite ao surpreender a cantora com folhas de ofício escritas “Oh Oh Oh” no refrão de “Together” – uma reprodução do que os beatlemaníacos fizeram para Paul McCartney, no Engenhão, um ano antes, com o “Na Na Na” de “Hey Jude”. Mas Demi, neste momento, não responde ao carinho como ele merecia. Mas só neste momento.

Tive a oportunidade de participar da coletiva de imprensa da cantora antes da apresentação e é gritante a vontade dela de expressar sua gratidão aos fãs. Ela, que passou por uma temporada em uma clínica de reabilitação por distúrbios alimentares e emocionais, quer a toda custa dar de volta ao público o apoio que recebeu.

A “rehab” era uma das pautas proibidas da entrevista (sempre há um tópico intocável), mas a própria cantora, muito simpática, abordou o tema abertamente diversas vezes. No show, inclusive, ela fez referências aos seus problemas pessoais mais de uma vez, sempre agradecendo o amor incondicional da plateia.

Pareceu-me que Demi Lovato sabe dialogar bem com seu target. Usar o fundo do poço em que esteve como estratégia para promover seu novo CD e sua nova turnê é, no mínimo, inteligente. Motiva os fãs e é um prato cheio para a mídia, além de ser mais verdadeiro do que fizeram Britney Spears e outros ídolos em situações similares. “Os fãs se sentem mais próximos agora, porque estou mais aberta sobre minha vida pessoal. Amadureci e eles gostaram disso”, analisa a própria.

Por essas e outras, o show se torna mais uma comunhão do que uma tentativa de provar qualquer coisa a quem quer que seja. A sensação que tive, ao observar com distanciamento, não era a de presenciar uma volta por cima, mas um reencontro afetivo. Definitivamente, não é uma turnê para agradar a crítica ou conquistar novos fãs. Demi Lovato só quer fidelizar ainda mais as milhares de pessoas que já a acompanham há anos. Nisso, ela é eficaz.

Vídeos que fiz (o último é o que melhor define o show):

Anúncios

3 respostas para Resenha: Demi Lovato – Show no Rio de Janeiro (+ 5 vídeos)

  1. Denna

    Começamos com o básico, você é fã dela? E se não, de quem você é fã? Esse artista faz você se lembrar do que? Faz você se sentir bem? Alguma vez na sua vida você se sentiu tão mal a ponto de cogitar a ideia de se matar pra poder parar com tudo aquilo? Você já se sentiu tão sozinho que nem seus pais ou seus melhores amigos eram o que você procurava pra se sentir bem? Já sentiu como se ninguém entendesse você? Espero que não, porque você RE-AL-MEN-TE não sabe o que é ser lovatic com essa crítica ridícula de “ela quer manter os fãs fiéis”, ela não precisa procurar fãs novos, nós procuramos por ela. Sabia que a expressão “lovatic” foi colocada no dicionário? Sabe o que significa lovatic? São os fãs de Demi Lovato. Parece fácil eu falar tudo isso depois de ter me proposto a tatuar “STAY STRONG” no meu pulso e agora mais recentemente “Now I’m a warrior” no ombro esquerdo como ela, mas creio que mais fácil ainda é dizer exatamente o que você nãos abe por nunca ter vivdo um pedaço do que ela viveu e nunca ter tentado superar metade do que ela ou qualquer lovatic COM CERTEZA ABSOLUTA teve que superar. Críticas são fáceis de fazer, julgar, dar a sua opinião é mais ainda. Passe por tudo antes e depois eu aceito ler uma crítica dessas com expressões pessoais como essas e que descrevem nada mais nada menos do que mais uma pessoa que compara pra ter um pouco de sucesso.

  2. Fabi

    sou apaixonada por ela, me senti dentro do show lendo, com coracao na mao pq nao fui

  3. Lua

    Gostei muito da resenha, achei que eu era a única que enxergava um “q” de Mariah nela, todos os críticos só sabem compará-la a Aguilera e, tirando o fato de ambas serem talentos reais provindos da Disney, não vejo muito mais em comum.
    Essa menina é realmente surpreendente, creio que seja justamente pelo fato de se destacar de sua “safra”, suas músicas e performances me soam mais artísticas que dos demais.
    Agora, algo que não entendo é essa proibição de ser abordar o tema “rehab” e os problemas pessoais nas entrevistas aqui na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa ela sempre responde sobre o assunto abertamente e como uma honestidade chocante. Seria essa uma proibição da equipe dela mesmo ou da produção local?

    RESPOSTA DO LÉO – Foi um cuidado daprodução local. Mas eles deixaram claro que ela falaria sobre tudo, que não se negaria a responder nada. Apenas queriam evitar esse tema, para focar no CD e no show.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s