Formatura, significados e futuro

O dia chegou e todos começaram a me telefonar, mandar sms, tweets e mensagens felicitando-me. Pareciam estar mais animados do que eu. Uma amiga me pediu mil desculpas por não poder comparecer. Estava com medo que eu ficasse magoado. Mas eu não estava. Senti que as pessoas estavam dando mais importância do que eu. Não tive tempo para pensar no caso nos últimos dias; meses. Tudo ocorreu tão rapidamente. De repente, formei-me em Jornalismo. Mas hein?

Quando vesti a beca e entrei no salão – puxando a fila dos formandos do curso – entendi tudo o que estava acontecendo. Olhei para minha mãe. Olhei para meus amigos. Seus pais. Nossos professores. Nós, aqueles 100 novos profissionais no mercado, passávamos a fazer parte da média de 10% dos brasileiros com ensino superior. Entrávamos para o grupo seleto de privilegiados. Uma vitória. Senti-me importante.
O auditório lotado de parentes, amigos e incentivadores estava orgulhoso da gente. Fiquei ansioso, nervoso, emocionado, feliz, realizado, satisfeito e, também, orgulhoso de mim. Missão cumprida. Eu, que há cinco anos não tinha a menor ideia se conseguiria entrar e manter em uma universidade, consegui concluir tudo dentro dos prazos e com relativo sucesso.

Tanta gente desistiu no caminho. Tanta gente desistiu antes de tentar. Tanta gente tentou, mas a vida lhe pregou peças. Tanta gente ainda tá na batalha. Mas eu consegui. Consegui! Já! E, olhando pra trás, passou tão rápido. Nem doeu. Foi uma experiência maravilhosa, não só a nível acadêmico-profissional, mas pessoal. Cresci muito como ser humano, refleti sobre assuntos que não teria pensado de outra forma e me deparei com novos pontos de vista. Agora, posso dizer sem culpa que sou jornalista, mas também uma pessoa melhor.

Isso significa tanto para mim, para a minha mãe, para a minha família, para quem gosta de mim. Minha avó não terminou os estudos, porque tinha que trabalhar desde criança. Minha mãe interrompeu a faculdade – justamente de Jornalismo – porque nasci. A minha conquista também é delas, que investiram tanto em mim. A minha felicidade é o sonho delas, que sempre acreditaram que eu era capaz.

A vida se dividiu entre um antes e um depois do juramento. A formatura representa o fim de um ciclo, mas o início de um novo. Agora, com mais bagagem, sou capaz de alçar voos mais altos, longos e bem sucedidos. Que as próximas etapas sejam bons desafios, que não deixem eu me acomodar e me façam crescer mais. O conhecimento é um vício – e a única coisa que não poderão tirar de mim nunca.

Responder a Formatura, significados e futuro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s