Tilda Swinton x Glenn Close e Rooney Mara – O erro do Oscar

Esse post faz parte da maratona do Oscar

A atriz Tilda Swinton não foi indicada ao Oscar por “Precisamos Falar Sobre o Kevin” e muita gente ficou indignada. Não achei que era para tanto. Mas assisti “Os Homens Que Não Amavam as Mulheres”, que rendeu indicação à Rooney Mara, e “Albert Nobbs”, que levou Glenn Close a ser indicada pela sexta vez em sua carreira, e agora me indignei também. Como elas conseguiram e Tilda não?

As interpretações de Rooney e Glenn são bastante insossas e carregadas na maquiagem e no figurino. São muito mais externas e fotográficas do que introspectivas e sentimentais, exigindo pouco das atrizes.

Rooney interpreta uma hacker gótica (?), cheia de piercings e tatuagens, e mal lembra a namorada do Mark Zuckerberg de “A Rede Social”. Ela protagoniza uma cena forte de estupro, mas não chega a ser louvável. Quantas atrizes pornôs gravam cenas assim diariamente? Os cinéfilos garantem que Noomi Rapace, da versão sueca do filme, manda muito melhor.

Já Glenn se esconde atrás do figurino do mordomo de um hotel irlandês do século XIX para dar vida a uma mulher disfarçada de homem para conseguir trabalho, sobreviver e fazer um pé de meia. Mas ela não parece masculina em momento algum. É Glenn o tempo todo, fantasiada. É quase um rapaz afeminado. Glória Pires, vestida de mulher, encarnou Tony Ramos mil vezes melhor em “Se Eu Fosse Você 2”.

E Tilda? A ignorada pelo Oscar dá vida à mãe perturbada de um garoto estranho, que comete um massacre no colégio no clímax do filme. Com a cara limpa a maior parte do tempo, ela consegue transparecer os conflitos, angústias e desordem de sua personagem. Repito: não é uma atuação premiável, mas está superior às anteriores. É a menos superficial.

2 respostas para Tilda Swinton x Glenn Close e Rooney Mara – O erro do Oscar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s