10 razões porque odeio cobrir pré-estreia de filmes internacionais

Odeio cobrir pré-estreia de filme internacional. Quem não é jornalista imagina esses eventos muito glamorosos e divertidos, mas a verdade não corresponde a essa idealização. “Nossa, você viu o Jim Carrey! Que sonho!”. “Caraca! Que foda essa foto que você tirou do Tom Felton!”. Caguei pro Jim. Caguei e andei pro Tom. E mais ainda pro Robert Downey Jr., que fez eu me deslocar para a Lagoa em plena segunda-feira (9/1). Vamos desmitificar isso de uma vez por todas:

1 – Os jornalistas, na maioria das vezes, sequer assistem ao filme na pré-estreia. Há sessões específicas para isso, que acontecem em outros dias. São as chamadas cabines de imprensa, mas quem vai mesmo são os críticos de cinema. Ou seja, repórter não vê filme.

2 – Os jornalistas quase sofrem maus tratos. Existem umas cercas, chamadas baias, onde os repórteres e fotógrafos se espremem por um espaço e alguém sempre fica de fora. Ou seja, a imprensa é tratada como vaca sem direito a passeio.

3 – Geralmente, marcam o credenciamento da imprensa para duas ou três horas antes da chegada do protagonista do filme. Ou seja, galera morre de cansaço e não pode nem esticar as pernas, senão perde o lugar.

4 – Nem água é oferecida. Mas você vê água passar.

5 – A pré-estreia só é interessante para os programas de TV/webtv, que entrevistam a atração principal, e os fotógrafos, que registram tudo. Os repórteres dos outros meios (rádio, web, impresso) não têm acesso ao artista. O esquema é sempre o mesmo: ele posa para as fotos e vai direto falar com as câmeras. Os caderninhos ficam a ver navios. Repórteres desses veículos só comparecem por desencarno de consciência.

6 – Se o repórter cobre cinema, como é o meu caso, a situação é ainda mais drástica, porque raramente os artistas brasileiros convidados terão algo a acrescentar. Os repórteres de celebridades, que comparecem em peso, os enchem de perguntas pessoais, cujas respostas nada te acrescentam.

7 – Sempre – mas eu digo SEMPRE – há fãs disfarçados de repórteres, que conseguem se credenciar para o evento, deixando a situação mais tumultuada e pedindo autógrafos no meio das entrevistas. Queimam a classe, sem sequer fazer parte dela.

8 – Sempre – eu digo MAIS SEMRPE AINDA que o tópico 7 – há seguranças e/ou assessores (não os do evento, mas os dos artistas) que se acham o último biscoito do pacote. Repórteres são tratados como se fosse um favor tê-los recebido. Não entendem a dinâmica e a troca do negócio.

9 – A credencial de jornalista, que simbolizaria o acesso à pré-estreia, funciona ao contrário, estabelecendo até onde você pode ir. Geralmente, não mais do que a cerquinha. Qualquer movimento suspeito, encaram sua credencial, em uma atitude autoexplicativa. “Sai daqui, escória!”.

10 – Os artistas internacionais nem assistem ao filme, na maioria dos casos. Passam pelo tapete vermelho e voltam para o hotel. Ou você achou mesmo que eles viajavam de país em país vendo o mesmo filme? É tudo teatrinho.

OBS: Os pontos não valem para pré-estreias de filmes nacionais, com artistas locais.

4 respostas para 10 razões porque odeio cobrir pré-estreia de filmes internacionais

  1. Rock na Mochila

    Concordo 100% com o que você escreveu.
    Eu trabalho na área de música e não é nada diferente… Claro que tem muito músico gente boa que concedem fotos, entrevistas e andam sem seguranças após o show… Mas o problema não são eles.. e sim seu tópico nº 8… Afffffff !!
    Felizmente não são todos assim.. Mas uma boa parte é !

  2. Sou estudante de Jornalismo e queria saber de onde essa história toda de Glamour surgiu… Isso é historinha para boi dormir, quem trabalha com mídia impressa sabe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s