Novo filme do Roman Polanski deve funcionar melhor no teatro

Cinema e teatro são linguagens completamente diferentes, ainda que as bases sejam as mesmas. Misturar ambas as artes é arriscado e limitado para poucos artistas. Roman Polanski, cuja carreira o permite certas aventuras, se atreveu com “Carnage”, seu novo filme, adaptado de uma peça teatral. O resultado respeitou as limitações prévias, nada transgressor.

Com um superelenco que dá conta do recado – Kate Winslet (“O Leitor”), Jodie Foster (“Um Novo Despertar”), Christoph Waltz (“Bastardos Inglórios) e John C. Reilly (“Quase Irmãos”) – o cineasta contou a história dos dois casais que se encontram para conversar sobre a briga dos filhos pequenos, que resultou na queda de dois dentes de uma das crianças. Tentado resolver a situação civilizadamente, os quatro adultos se comportam pior que qualquer garotinho levado.

A peça teatral se passa inteiramente no apartamento de uma das famílias, mais especificamente na sala, o que foi repetido no cinema de forma pouco reflexiva. O cenário único não nos deixa esquecer que o texto foi originalmente escrito para os palcos. Após os 20 primeiros minutos de história, até o espectador menos atento já prevê que o filme não se deslocará.

A impressão é a de estar assistindo a um DVD dessas peças gravadas (“Cócegas”?), com produção e ângulos melhorados. O problema é que muito do humor que pode funcionar no teatro se torna um desastre na telona (as atuações, pelo menos, não são teatrais, embora os enquadramentos muitas vezes sejam). O texto se arrasta e retrocede mais de uma vez.

O argumento é rico e interessante – eu mesmo já ameacei assistir à montagem brasileira, com Deborah Evelyn (novela “Insensato Coração”) e Julia Lemmertz (novela “Fina Estampa”) – mas não foi bem explorado por Polanski, na minha opinião. “Carnage” não satisfaz e soa como Os Quatro Patetas (sim, com um bônus).

Anúncios

Responder a Novo filme do Roman Polanski deve funcionar melhor no teatro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s