Nunca desista dos seus sonhos e suas consequências

Minha geração sonhadora é fruto de uma frustrada anterior. É a conclusão a que cheguei durante meus devaneios na viagem de ônibus matinal. E isso é perigoso, porque poderemos ser velhos tão ou mais frustrados que os nossos pais.

Desde pequenos, somos massacrados com mensagens midiáticas do tipo “acredite nos seus sonhos”, “nunca desista”, “lute pelo que você acredita”. Como se isso fosse o único necessário para a sua realização. Bem, não é. Descobrimos isso na marra.

E digo descobrimos porque, em algum momento, acreditamos nisso tudo, já que estávamos em formação, sem um senso crítico apurado. Talvez, no fundo, ainda acreditemos. Eu, confesso, acredito. É como se fôssemos especiais demais para fracassar.

Mas quem nos pregou essas mensagens tão estimulantes quanto alienantes? Os raros exemplos de sucesso profissional e pessoal. Não é como se todo mundo fosse que nem eles, que conseguiram chegar lá. A maioria não passou do primeiro degrau da escada que leva ao topo.

Ok, nossos pais também nos estimulam a “vencer na vida”. Aliás, somos uma geração de vencedorezinhos, que cresceu se preparando para o êxito. É curso disso, curso daquilo. O preparo é tanto que se torna inadmissível não conseguirmos ter uma “vida boa”. Sabemos que competir nunca foi o importante. Por que somos obrigados a vencer?

Não há pressão declarada, é verdade. Mas sabemos que “depois de tudo”, nossas famílias e até as apresentadoras infantis loiras esperam que suas palavras e investimento façam efeito. A geração passada quer se realizar na atual, como um atestado de que foram exitosos como pais.

Nosso fracasso teria o dobro do peso. Tenho pena da próxima geração que, com a rapidez do mundo digital, já não poderá duvidar do próprio sucesso. Terão que conquistá-lo o mais rápido possível. “Acredite nos seus sonhos, mas não perca muito tempo dormindo”.

Responder a Nunca desista dos seus sonhos e suas consequências

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s