Cinema com cara de Novela das 8

RIO – A atriz Claudia Ohana (“Desenrola”) entrou no clima de “A Novela das 8”, seu mais novo filme, na exibição realizada segunda (10/10), durante o Festival do Rio. Com um figurino totalmente brilhante, remetendo a “Dancing Days”, ela celebrou os anos 1970. “Era uma geração mais louca, menos careta. Isso sem dúvida alguma. Só as roupas que eram meio cafonas. Aquelas ombreiras…”, brincou.

O longa é ambientado em 1978, no fim da ditadura e auge da novela “Dancing Days”. Na trama, Claudia interpreta a ex-jornalista política Dora, que foi torturada e vive escondida da família e da polícia, assumindo outra identidade.

“O filme é uma ode à novela, que foi um sucesso absurdo. Todo mundo usava aquelas roupas. Era o auge da discoteca. Sônia Braga fez história. Fim da ditadura, mas ninguém ouviu mais falar nisso. As novelas influenciam muito as pessoas, ainda hoje”, disse a atriz, que começou sua carreira justamente neste mundo.

A experiência de voltar ao passado foi particularmente especial para ela, que foi figurante de “Dancing Days”. “Foi muito emocionante. Comecei a trabalhar naquela época. Tive que rever ‘Ciranda Cirandinha’, que também fiz figuração. Voltei às referências da minha mãe. Foi muito legal”, falou, animada pela experiência.

A co-protagonista da história é a atriz Vanessa Giácomo (“Jean Charles”). No filme, ela vive uma garota de programa, companheira de fuga de Dora. A personagem é obcecada por novelas e deseja que sua vida seja como “Dancing Days”. “Nasci em 1983 e peguei o mínimo dessa época, mas gosto do estilo de se vestir”, falou a atriz, que também estava com um figurino brilhoso.

Ela teve uma preparação especial para esse papel, sob a supervisão do diretor Odilon Rocha (curta “La Dolorosa”). “Minha personagem é muito diferente de mim. Gestos, forma de falar, tudo. Eu não faço ideia do que eu fiz. A gente se preparou muito para chegar ao ponto certo para esse papel”, contou Vanessa, que foi à festa acompanhada do marido Daniel de Oliveira (“Boca do Lixo”).

Outro integrante do elenco que não viveu os anos 1970 é o ator Mateus Solano (“Linha de Passe”). “Adoraria ter nascido uns 20 anos antes, com aquela efervescência de arte. A gente está muito na inércia hoje em dia, indo como a banda toca. Naquela época, as pessoas queriam saber qual é e qual vai ser a vida”, falou.

Segundo ele, o filme se propõe a mostrar como o fim da ditadura causou mudanças diretas na vida das pessoas. “Que Brasil é esse que nasce no fim da ditadura? Até as novelas tinham um espaço maior para a crítica. Hoje, as histórias são mais para divertir e emocionar”, opinou.

No entanto, Alexandre Nero (“Cilada.com”), o policial federal do filme, acredita que a mudança de rumo dos folhetins está relacionada ao novo perfil do telespectador. “Teve uma época em que as novelas tinham 100 pontos de ibope. Hoje em dia, disputa-se com outros meios de comunicação”, ele lembra.

“As pessoas já sabem diferenciar os atores dos personagens. Só confundem se estão bêbadas. Ninguém em sã consciência agride um ator porque ele interpreta um vilão, como chegou a acontecer no passado”, comparou Mateus, que está no ar em “Fina Estampa” como um marido que bate na mulher.

Falando em vilão, o ator aproveita a oportunidade para defender seu personagem no filme. “Ele trabalha a favor da ditadura e é um homem mau para a maioria das pessoas. Mas acho esse pensamento equivocado. Na época, a maior parte do povo brasileiro era a favor da ditadura. Ainda hoje se encontra pessoas favoráveis. Ele era um herói para a época”, afirma.

“A Novela das 8” faz parte da mostra competitiva da Premiére Brasil do Festival do Rio, mas só vai entrar “no ar” em circuito comercial em março do ano que vem.

Por Leonardo Torres
Publicado na Pipoca Moderna
http://pipocamoderna.com.br/cinema-com-cara-de-novela-das-8/

Uma resposta para Cinema com cara de Novela das 8

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s