Mas o 11 de setembro hein…

Não tem jeito. O assunto do dia é o atentado terrorista às Torres Gêmeas, nos EUA, que aconteceu há exatos 10 anos. É o que as teorias do jornalismo chamam de “agenda setting”. É o que eu chamo de falta de assunto (não tem nada acontecendo HOJE? AGORA? EM 2011?), mas tudo bem.

A questão não é menosprezar a relevância do assunto, é claro. O atentado foi um marco histórico – todo mundo sentiu isso quando assistiu às cenas pela TV. Lembro-me de, naquele dia, ter dito na escola que “as crianças do futuro iriam estudar aquilo nos livros de História”. Eu conseguia ver claramente as páginas ilustradas das reedições do material didático.

Mas o fato é que muito já foi dito em 2001. De setembro a dezembro, o episódio se desenrolou sob as mais diversas abordagens, lançando novas figuras pop (Osama Bin Laden, Saddam Hussein, al-Qaeda) e imortalizando outras (George W. Bush).

Nos anos seguintes, a mesma coisa. A invasão do Iraque, ao vivo, de madrugada, por exemplo, é uma imagem inesquecível na minha cabeça. O “Fahrenheit 11/09”, se não me engano exibido no colégio, também marcou bastante. A vitória de Obama. A morte de Osama. Os podres.

Já não foi dito tudo e mais um pouco? Minha mãe comentou, impressionada, sobre os dez anos: “Já passou isso tudo? Parece que foi ontem. No máximo, uns cinco anos”. Compreensível. Parece existir um pacto secreto para não deixar o “11 de setembro” (é sonoro, né?) cair no esquecimento. Para manter o estado de alerta, talvez. De medo, com certeza.

Mas é desagradável e exaustivo. Ok, todo mundo já entendeu que os EUA não são invencíveis. E o Brasil, que ninguém nunca pensou que fosse? Bola pra frente que atrás vem gente.

Anúncios

2 respostas para Mas o 11 de setembro hein…

  1. caroline

    bem, eu nao tava no colegio….. pedro II é desses que entrava em greve….. perai? vc ja era do cp2 nesta época?

    RESPOSTA DO LÉO – Me alfabetizei no Pedro II hahahaha Tava na 5ª série em 2001, se não me engano. Mas lembro perfeitamente de ter acordado, almoçado e ido ao colégio. Não teve greve na 5ª série…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s