Texto na cabeça

Ando com uma mania estranha. Quando surge alguma ideia de post, imediatamente começo a escrevê-lo na minha cabeça. Digo, começo a pensá-lo com uma narrativa estruturada, escolhendo palavras, colocando pontuação e dando ritmo a esse caldeirão fervilhante aqui dentro da minha caixola. É estranho.

Isso já me aconteceu outras vezes, com trabalhos acadêmicos ou profissionais. Mas tinha uma explicação. Eu ficava pensando tanto naquilo, em todo o material que tinha coletado e nas diversas formas que poderia usá-lo, e acordava no meio da noite, estruturando o texto. “Vou começar falando isso, isso, isso. O primeiro parágrafo será assim, porque aí dá um gancho para o segundo. No terceiro cito aquilo, no quarto aquilo outro e termino com aquela frase de efeito, que é muito boa, mas não serve para o lead”.

Bizarro, eu sei. Mas eu adoro quando isso acontece. É como se alguém tivesse feito o trabalho por mim, porque eu estava dormindo e, de repente, acordava com tudo pronto. Eu sei que meu cérebro estava trabalhando enquanto dormia – e que eu não tive uma boa noite de sono, relaxada, provavelmente. Mas a sensação é essa: que alguém escreveu por mim.

Mas nesses casos, os dos posts, é um pouco diferente, porque eu estou acordado e pensando em como se escreve. Não tem gente que pensa em inglês (eu penso em espanhol às vezes)? Então, tenho momentos de pensar gramaticalmente, colocando acento grave e tudo. Perturbado, eu sei.

O que acontece é que a maioria desses posts não chega a se concretizar. Os formulo tanto na minha cabeça, que me dou por satisfeito e a ideia de “passá-los a limpo” no Word se torna tediosa e burocrática. Esse post, por exemplo, não foi previamente estruturado.

Falando nisso, tenho que ficar atento à repetição de palavras. Duas pessoas me mostraram que eu posso ser exaustivo com isso – e em situações que eu sequer percebo. Já aceitei que tenho um texto de iniciante. Mas ninguém pode dizer que eu não pratico.

Responder a Texto na cabeça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s