#CalaBocaRitaLee: tem que ver isso aí…

Tenho andado bem afastado do Twitter – por uma série de questões, entre elas o desinteresse em divulgar doses homeopáticas da minha pouco interessante vida (mas um dia eu volto!) – mas procuro saber o que tá rolando. A hashtag #CalaBocaRitaLee foi a sensação do sábado, se tornando TT mundial. E aí você se pergunta: o que leva milhares (milhões, talvez) de internautas a mandar uma artista sexagenária se calar?

“A cantora Rita Lee provocou fãs de Luan Santana, Restart e Justin Bieber neste sábado”, diz o G1. Não é totalmente engraçada a ideia de uma senhora de cabelo vermelho andar por aí, hum, provocando criancinhas? Eu, pelo menos, esbocei um sorriso ao ler essa frase. Ainda mais por essa ser a justificativa para ela ter que calar a boca. Onde anda o respeito aos mais velhos?

Continuei lendo a notícia e me perguntando “o que será que Rita Lee falou dessa vez?”. Porque muita gente já falou mal de Luan Santana, Restart e Justin Bieber e causou alvoroço no Twitter, mas não chegou a ser TT mundial. Lobão, por exemplo, já foi até bastante desrespeitoso: “Restart é outra aberração da natureza. Luan Santana é uma coisa horrorosa”.

Imaginei que Rita, com toda a sabedoria de mais de 50 anos de carreira, tinha pegado realmente pesado com os artistas da nova geração da música brasileira (aceite…). Mas não. Ela foi totalmente light. Uma pessoa, talvez já mal intencionada, perguntou para ela: “Tia, o que faço com minha irmã que só escuta Luan Santana, Restart e Justin Bieber? Matar não é opção”. A cantora respondeu:

“Tranque a menina no congelador”.

É para tanto? Não sei não. A impressão que me deu é que não se pode mais falar nada, porque tudo tem réplica, às vezes, desproporcional. Todo mundo tem que fingir que gosta dos artistas infanto-juvenis? Quem não gosta tem que se calar? Estranho, muito estranho. Tenho medo dessa geração que vem por aí.

Ela é muito intensa. Essas pessoas que mandam a Rita Lee calar a boca por fazer uma brincadeirinha são as mesmas pessoas que ameaçam Selena Gomez de morte por namorar Justin Bieber (que, naturalmente, deve ficar solteiro, já que não é “seu”). Claro que elas não vão matar ninguém, mas não é assustador que elas falem isso tão passionalmente? Eu acho.

Esses adolescentes e pré-adolescentes nasceram no mundo digital (eu, já velho, ainda lembro da indecisão entre comprar um computador ou dar uma festa de aniversário), onde as pessoas se escondem atrás de uma tela e falam tudo o que pensam fiadas no anonimato e na impunidade. Isso não é exatamente o que eu chamo de democracia. A liberdade de expressão está atrelada a arcar com as consequências do que é dito.

Antigamente, para protestar, as pessoas iam às ruas, se expunham, faziam, no mínimo, um abaixo-assinado (que hoje em dia é virtual, cheio de assinaturas falsas). Sair de casa para mandar a Rita Lee calar a boca era motivo de segunda ou nenhuma relevância. Mas o que custa mandar um tweet? Nada. Assim, causas sem importância repercutem de maneira desfreada. E Rita Lee tem que se calar, coitada.

 

Anúncios

3 respostas para #CalaBocaRitaLee: tem que ver isso aí…

  1. Essa velha,desgraçada,drogada e idiota da Rita Lee,se xingar mais uma vez o Luan Santana,ou qualquer cantor q eu sou fã,essa velha como eu já disse vai tomar na cara pq as fãs do Luan nao sao calminhas nao,quando alguém mexe com o Luan e eu souber disso eu meto o pau de escrever pra ela aprender a nunca mais mecher comigo ou com as outras fãs do Luan.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s