‘Não acredito que Insensato Coração mostre beijo gay’, diz autor do livro ‘TV no armário’

O relacionamento de Hugo (Marcos Damigo) e Eduardo (Rodrigo Andrade), em “Insensato Coração”, está só no início, mas já está dando o que falar. Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares declararam o desejo de escrever o primeiro beijo gay da “TV Globo” e outras cenas mais picantes. Mas o autor do livro “TV no Armário”, Irineu Ramos Ribeiro, que é membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Comportamento e Sexualidade (CEPCoS), duvida que isso vá mesmo acontecer. “O fato da união civil ter sido aprovada no STF pode mudar alguma coisa. Mas prefiro esperar. Ainda não acredito que a Globo ousaria tanto”, disse ao SRZD.

Segundo ele, os personagens gays da novela estão sendo tratados como sempre foram: mantidos na rédea curta. “Eles estão lá, mas distantes da trama principal e em situações que em nada interferem no conjunto da obra. São acessórios utilizados para dar visibilidade a uma pressão social”, diz Irineu, que acredita que os personagens homossexuais da televisão são caricatos, no caso dos humorísticos, ou “no armário”, no caso das novelas.

– “Insensato Coração”: casal gay terá cenas picantes

Essa representação influencia na aceitação das minorias por parte da sociedade. De acordo com Irineu, a população repete o tratamento que vê na televisão. “Ou seja: dignos de chacota e, se estiverem no armário, com direito a respeito. O dia que os meios de comunicação mudarem o tratamento dessas identidades, naturalmente a sociedade vai mudar. A TV dita condutas”, afirma.

Irineu Ramos Ribeiro diz que é fácil a personagens caricatos ou assexuados serem aceitos, porque são fáceis de lidar. Segundo ele, a TV só vai atingir outro patamar de abordagem quando falar de afeto, amor, carinho. “Isso é um tema muito difícil de ser encarado por uma sociedade que ainda não sabe amar. O que falta é amor, entende?”, fala.

Por Leonardo Torres
Publicado no SRZD
http://www.sidneyrezende.com/noticia/134221+nao+acredito+que+globo+mostre+beijo+gay+diz+autor+do+livro+tv+no+armario

Anúncios

2 respostas para ‘Não acredito que Insensato Coração mostre beijo gay’, diz autor do livro ‘TV no armário’

  1. ladyFashionGag1

    estamos com campanha no twitter pelo beijo gay com a TAG #beijaEDu ajuda ae pessoal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s