Sentei no banco amarelo

Eu nunca faço isso. Entrei no ônibus, no ponto final, e só estavam vagos os bancos reservados aos idosos, gestantes e deficientes. Me sentei, tímido, culpado. Sou publicamente contra quem senta ali, simplesmente porque eles não se levantam quando devem. Eu levantaria.

Comecei a achar que era até bom eu ter me sentado. Assim, de fato, o banco estaria reservado para quem devia. Fiquei esperando alguém aparecer.

No ponto seguinte, muita gente entrou. Ninguém que merecia se sentar. Um homem parou do meu lado, com uma pasta enorme, que gritava para que eu a segurasse. Mas e se eu segurasse e entrasse uma velhinha? Melhor não. Ele saiu do meu lado, desistente.

O ônibus lotou. Entraram uma menina com síndrome de Down acompanhada de sua avó (na verdade, era difícil saber quem acompanhava quem). Ofereci o assento. Não aceitaram. Iriam saltar no próximo ponto.

Já estávamos no meio do caminho quando me senti culpado por não carregar a mochila da menina parada do meu lado. Sei como é estar em pé com mochila num ônibus cheio. Pedi para segurar. Ela aceitou.

Ironicamente, no próximo ponto, entrou uma caravana de cabelos brancos. E agora? Devolvo a mochila, fazendo o maluco, e ofereço o lugar a um velhinho? Esperei um passar por mim. Mas o ônibus estava tão cheio que ou eles não conseguiam chegar a mim ou passavam sem que eu os visse.

Faltava pouco para que eu chegasse ao meu destino, então desisti de fazer o bem (ou ser correto). Devolvi a mochila da menina e tentei chegar ao fundo do ônibus. Reparei que a garota não se sentou. Ela deixou que uma senhora o fizesse.

Uma sensação horrível.

Anúncios

2 respostas para Sentei no banco amarelo

  1. Agatha

    huahauha … quando eu era pequena minha mãe sempre me fazia me levantar pra todos os velhinhos no ônibus. Morria de raiva, confesso. principalmente de manhã cedo. Achava que todos eles deveriam estar dormindo ao invés de ficar pegando ônibus. Ai, aprendi a dormir no ônibus. Já sentava fechando o olho e assim, não precisa levantar. Durmo até hoje!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s