Fora de controle

“Tudo muda o tempo todo no mundo”. E de repente. Já parou para pensar? Mudanças bruscas nas nossas vidas acontecem em dias que eram, a princípio, normais e desinteressantes. Tratam-se de transformações que fogem do controle da gente, tão acostumada a tentar manter tudo sob controle. Incrível. Complexo. Perturbador. As possibilidades são mil: de ser premiado na loteria a um nascimento. Ou, também, uma morte. Perdas também são capazes de reestruturar a vida de uma pessoa de forma inimaginável. Para o bem ou para mal. Isso é levado ao extremo na contemporaniedade. O que é isso de alguém entrar em uma casa e sair de lá três meses depois com uma vida completamente diferente senão um exemplo do que digo?

Há quem fale que empregos públicos são uma segurança. Plano funerário também. Cercar-se de amigos, de filhos. Um casamento. Um amante. Um carro. Uma casa própria. Uma religião. Bobeira… Segurança é tudo que não se tem nessa vida e desconfio que seja inútil buscá-la. Perda de tempo. Vem uma chuva, como essa que inundou a cidade, e leva tudo. Mesmo que você já não tenha nada. Na Região Serrana, naquele caso já esquecido, houve uma família que, depois da tragédia, ganhou uma casa mobiliada melhor do que a anterior. A mudança foi positiva. Só para eles, mas foi. Já pensou?

Um bilhete, uma foto, uma marca de batom no paletó. Uma carta. Um presente. Um conselho. O instinto. Tudo transforma, quando tudo o que a gente quer é a estabilidade. Nem que seja a estabilidade de decidir quando as transformações vão acontecer. Mas a gente não decide. Não mesmo. A gente acha que. É por isso que a gente fala “continua a mesma!” com um sorrisinho no canto dos lábios ao identificar semelhanças de alguém com o passado. É o que a gente busca: traços reconhecíveis no furacão de mudanças. “Tudo muda o tempo todo no mundo”.

Anúncios

Responder a Fora de controle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s