What the fuck is Esperanza Spalding?

Ela derrotou Justin Bieber, Drake, Florence & The Machine e Mumford & Sons e levou o Grammy de best new artist (algo como artista revelação) na última edição da premiação. Mas Esperanza não é exatamente uma artista nova. O CD que a premiou, Chamber Music Society, é o terceiro de sua carreira. O primeiro, Junjo, foi lançado em 2006. Ela, inclusive, já se apresentou no Brasil, o que prova que já conquistou um público (em setembro, ela volta para um show no Rock in Rio).

Baixei o CD da cantora e contrabaixista de 26 anos Esperanza Spalding – que, apesar do nome latino é americana mesmo – e, na primeira música, Little fly, já entendi o porquê do burburinho em cima dela (digamos que ela não era o que se pode chamar de favorita ao Grammy). De cara, a música impressiona. Pela intérprete, não pela letra. O timbre é agradável. Relaxante, mas hipnotizante também.

Esperanza está na prateleira do jazz, mas também há muito de bossa no seu álbum. Taí a versão de Inútil paisagem, a faixa 10, que não me deixa mentir. Ela a canta em português (e o resultado não é o que se pode chamar de um bom cover). Parece que a artista tem profundo interesse pela música brasileira (a sexta faixa, Apple blossom, conta com a participação de Milton Nascimento). E suas canções, no geral, tem aquele estilo de música ambiente (sem desmerecimento).

Os instrumentos são muito valorizados neste álbum. A segunda música da tracklist, Knowledge Of Good And Evil, que não coincidentemente é a mais longa do disco, com oito minutos de duração, é instrumental (ela faz umas brincadeiras vocais ao longo da canção, mas não há letra). A quarta, Chacarera, também. E são pontos altos do álbum, antes que você pense que elas funcionam como longos intervalos entre as faixas com letra.

O trabalho é modesto, mas é bom. Com este álbum, ela alcançou o 34º lugar na lista da Billboard dos 200 discos mais vendidos nos Estados Unidos e ficou por oito semanas consecutivas no topo da lista dos CDs de jazz contemporâneo (na frente, por exemplo, de Kenny G, o ídolo da vovó). Vale a pena perder um tempo escutando Esperanza.

Anúncios

Responder a What the fuck is Esperanza Spalding?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s