CQC + Bolsonaro = show de horrores

Antes de mais nada, agora é a minha vez de dizer: espero ter entendido errado o quadro caótico ao que assisti ontem no programa CQC, da Band. Ao tentar sugar ao máximo a figura e o tema Jair Bolsonaro – com a alegação de “direito de resposta” – o programa se igualou às declarações polêmicas e preconceituosas do deputado federal.

Em entrevista ao repórter Danilo Gentilli, Bolsonaro reafirmou que não entendeu a pergunta de Preta Gil (ele achou que ela tivesse falado algo relacionado à homossexualidade e, por isso, deu aquela resposta [é, pois é]) e deu um show de homofobia, mas garantiu: não é racista. Ele “até tem um cunhado negro”. E, para provar, mostrou a foto.

“Que cena! Uma pessoa sendo exposta assim para defender a integridade de Bolsonaro, inescrupuloso” – foi o que eu pensei. Não há nada mais racista do que dizer “eu até tenho um amigo negro, veja só!”. É fake. É “veja como eu sou capaz de me relacionar com essa raça” ou “apesar dele ser negro, é legal”. Repudio declarações assim. Ponto.

E aí Marcelo Tas, talvez tão indignado quanto eu, resolveu responder Bolsonaro à altura (cabe aqui a pior interpretação). O apresentador do programa mostrou uma foto de sua filha lésbica. “Eu tenho muito orgulho dela”, disse, mostrando a fotografia para a câmera. “Que cena!”, pensei de novo, enquanto as pessoas no Twitter vibravam, achando a atitude um máximo.

“Olha como eu sou capaz de tolerar a homossexualidade da minha filha sem problemas”, me soou. “Ela é gay, apesar disso me orgulho”, entendi. Enquanto as pessoas fizerem questão de demonstrar dessa forma o quanto elas supostamente não são preconceituosas, o preconceito estará ali, intrínseco.

Responder a CQC + Bolsonaro = show de horrores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s