Rihanna lança clipe de S&M e chicoteia jornalistas

            O novo clipe da Rihanna, da música S&M, é cheio de referências sadomasoquistas e eróticas (aquela cena dela com a banana é embaraçosa). Mas o que chama mesmo a (minha) atenção é uma espécie de coletiva de imprensa representada no vídeo. Primeiro, Rihana aparece presa a um plástico e usando um vestido feito de manchetes de jornais, com coisas como “slut” e “daddy issues” escritas, enquanto os repórteres fazem anotações da mesma espécie nos caderninhos deles. Em seguida, ela, hum, se vinga e dá chicotadas neles. É dessas.

            Mas nada disso é inovador. Outros artistas pop já fizeram videoclipes retratando, ou melhor, na maioria das vezes, reclamando da imprensa (tão mal agradecidos!). E se não vídeos, compuseram sobre a relação deles com a mídia. Confira:

Michael Jackson – Breaking News

            No álbum póstumo do Michael Jackson, lançado no ano passado, está a música Breaking News, na qual o cantor fala de si mesmo na terceira pessoa – “Todo mundo querendo um pedaço do Michael Jackson / Repórteres perseguindo os movimentos do Michael Jackson” são os primeiros versos – e alfineta o que a mídia escreve sobre ele: “Eles querem ver se eu vou cair / Porque eu sou o Michael Jackson” e “Todas as notícias de hoje dizem que ‘celebridade louca’ / Todo dia eu sei que é loucura o que eles querem , baby”.

Miley Cyrus – Fly on the wall

            Em Fly on the wall, lançado em 2008, Miley Cyrus está caminhando com seu peguete do momento depois de um cineminha e, de repente, o copo que ele carrega se transforma em uma máquina fotográfica e ele em um paparazzo. Ela grita e sai correndo. O clipe é isso: ela fugindo deles (porque, claro, se multiplicam). Não tem final feliz.

Sandy – Discutível Perfeição

            Há também a versão brazuca da reclamação. Esta coube a Sandy, em 2006. Não houve videoclipe – teria sido, no mínimo, engraçado – mas ela compôs uma música chamada Discutível Perfeição, na qual comenta a imagem que as pessoas fazem dela e alfineta a imprensa marrom (que, na época, atendia sob o nome de Leão Lobo). “Já tá mais do que comprovado / Mentira um dia escorre pelo ralo / Taxada de mimada, Rapunzel aprisionada / Eu nem vou ligar / Mas vê se pelo menos / Mude o texto / Ou tá arriscando o seu emprego? / Pense grande, o seu destino é bem maior / Tenha fé / Do que ficar caçando alguém pra pegar no pé”, canta.

Lindsay Lohan – Rumors

            Em 2004, Lindsay Lohan lançou Rumors, uma música que fala diretamente com os paparazzi e tablóides: “Mas eu posso dizer que você está me assistindo / E provavelmente vai escrever o que não está vendo / Bem, você pode me dar um pequeno espaço para respirar? / Você pode, por favor, respeitar minha privacidade?”, canta. No videoclipe, ela chega a uma boate, cerca de seguranças e paparazzi e, enquanto dança e arruma um novo flerte, vários flashes são disparados. Há também imagens dela dentro de uma gaiola, cercada de curiosos.

Anúncios

Responder a Rihanna lança clipe de S&M e chicoteia jornalistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s