127 horas: James Franco é alpinista preso no Canyon

Este post faz parte da maratona Oscar 2011, que você confere aqui.

            Um filme sobre os momentos difíceis que o alpinista Aron Ralston passou no Blue John Canyon, nos Estados Unidos. Uma rocha caiu e prendeu a sua mão durante uma escalada, o que resultou em vários dias de sofrimento, sem nenhuma espécie de socorro. História real, baseada no livro lançado por ele posteriormente (Ufa! Então, ele fica vivo no final!). Interessante? Sim, mas com o perigo de beirar o tédio.

            Danny Boyle (diretor de Quem quer ser um milionário?) mostrou mais uma vez do que é capaz e soube conduzir James Franco – indicado ao Oscar de melhor ator – neste quase, hum, monólogo (de quase nenhuma fala, é verdade). Não ficou nada tedioso. James está ótimo na pele do alpinista. É difícil segurar sozinho um filme de pouca ação e diálogo (lembra Enterrado vivo, com Ryan Reynolds), mas ele deu conta do recado. E a cena da amputação – que levou tanta gente ao desmaio – é realmente de embrulhar o estômago (leia-se Leonardo fechou os olhos).

            O destaque deste filme vai, no entanto, para a edição (de Jon Harris), que quebra os paradigmas, assim como os enquadramentos de câmera, que são totalmente diferentes e deram super certo (demorei, por exemplo, a reconhecer o rosto de Amber Tamblyn, filmado com ângulos pouco convencionais). Ponto para Danny pelo experimento.

            Também chamou a minha atenção a música If I Rise (Dido & AR Rahman) – indicada ao Oscar de melhor canção original – que toca apenas durante os créditos finais (e eu deixei eles rolarem para ficar escutando-a, porque de alguma forma ela estava sendo prazerosa). Mas, no geral, achei a trilha sonora desproposital. Drama / Thriler (classificação do diretor).

 Indicações ao Oscar 2001: Melhor filme, ator, roteiro adaptado, trilha sonora, canção original e edição.

Anúncios

Responder a 127 horas: James Franco é alpinista preso no Canyon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s