Paramore lança clipe de ‘Playing God’, mas evita o viral

Josh, Jeremy, Taylor e Zac são vistos assim em “Playing God”, vídeo recém-lançado

O Paramore colocou hoje no site oficial da banda o novo videoclip deles, da música Playing God, que eu, particularmente, gosto muito, por (acreditar) ter uma letra transparente, verdadeira e ser um ótimo retrato de um momento que eles passaram. E que talvez toda banda passe. O vídeo é muito interessante – como tem sido os últimos, bem produzidos – mas os meninos continuam fazendo figuração no próprio projeto (coisas de Hayley…). Mas esse não é o maior erro. O que de grave mesmo envolve o clipe é a pré-estréia forçada, evitando a sua disseminação por aí.

Te explico. Para assistir ao vídeo, você inevitavelmente terá que entrar nesse link aqui, fazer um cadastro, confirmá-lo por meio de um link que receberá via e-mail e, finalmente, colocá-lo para carregar (com sorte, você tem sucesso nessa última etapa). Ou seja, pura burocracia (disfarçada sob o nome de world premiére). Nem que fosse uma sex tape valeria tanto a pena. Eu mesmo, fã, me estressei ao ter problemas com o download e recorri ao Youtube. Mas aí, outra surpresa: todo mundo que postou o videoclip no site, foi censurado:

Este vídeo apresenta conteúdo de WMG, que o bloqueou com base nos direitos autorais.

Em alguns casos, o Youtube permite que as imagens sejam vistas – sem o áudio, o que não faz o menor sentido. Não quero ver um vídeo do Charles Chaplin e sim da Hayley, Josh e cia. Outros usuários sofrem consequências maiores: eles sobem, mas o vídeo é deletado em seguida, sem mais nem menos. Qual o sentido disso? Na minha época, videoclipes eram feitos para divulgar as canções em questão.

Claro que há truques. Você pode pesquisar pelo nome da música no Youtube e pedir para ver os últimos vídeos postados. Com sorte, você consegue vê-los antes de serem deletados ou colocados compulsoriamente em mute. Mas a gravadora também sabe disso e tá sendo mais rápida que a galera. Pelo menos, por enquanto. Se a idéia é criar expectativa ou dar uma valorizada no trabalho, sinceramente, não sei se funcionou. Esperar para ver um videoclipe na MTV é a coisa mais 90s que eu já ouvi falar. Ainda mais, se já está disponibilizado na Internet – seja como for.

Uma resposta para Paramore lança clipe de ‘Playing God’, mas evita o viral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s