‘A Rede Social’ não traz novidades

Definitivamente, A Rede Social (The Social Network) não é o filme do ano. Nerds, não insistam. Não é! Contrariando todas as expectativas,  filme é morno e não traz novidades para quem já conhece a história da criação do site e a briga judicial envoveldo seus direitos autorais (e todo mundo acaba sabendo o que realmente importa, pelas notícias ou pelo livro). Caso você não saiba, tá aí a sinopse (o filme é exatamente isso, sem tirar nem pôr):

Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

http://www.adorocinema.com/filmes/a-rede-social/

Os personagens são tratados supercialmente e, em geral, são mal construídos ou apresentados. São usados a grosso modo para contar o bafafá. Não senti humanização em nenhum deles – quando muito na cena em que Eduardo Saverin (Andrew Garfield) descobre que foi passado para trás (tinha que ser brasileiro).  O protagonista me pareceu o personagem mais superficial de todos. A impressão que me deu é que ele assiste o filme junto com a gente. Não gostei.

Justin Timberlake se destacou em todas as cenas em que esteve presente. Ainda que não em primeiro plano, a cena era dele. Em pensar que, a príncipio, seu nome no elenco me gerou certa desconfiança. Não levo a sério cantores atuando. Mas ele é, certamente, o melhor do filme. Justin faz Sean Parker, o criador do Napster. Presunçoso e irritante – é o único personagem a gerar algum sentimento no espectador.

Mas, sim, aconselho todo mundo a perder duas horinhas para ver o filme pelo que ele representa. Mostra um conflito extremamente contemporâneo e é, sim, uma oportunidade de nós – de QI mediano – estar em contato com esses geniosinhos. Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, tem 26 anos e é, hoje, mais bilionário que Steve Jobs, da Apple. E você?

Uma resposta para ‘A Rede Social’ não traz novidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s