E o jornalismo?

Não me lembro exatamente quando e por que eu escolhi o jornalismo como profissão. Mas, desde o momento que eu tive isso como certo para mim, não tive dúvidas quanto ao jornalismo cultural. E aí eu já sei dizer claramente o porquê. É reflexo da vida que eu quero levar. De que outro jeito eu poderia estar em contato com cinema, teatro, música e literatura – tudo ao mesmo tempo e com muita correria, é verdade – e ganhando para isso?

Essa é a chave na hora de escolher uma profissão: o que eu gostaria de fazer e ficaria surpreso que alguém quisesse me pagar por isso? Bem, assim pensava eu. Agora, tenho as minhas dúvidas. Não façam muito alarde quanto a isso, por favor. Não é como se eu estivesse desistindo do jornalismo – até porque eu não sei o que mais eu sei (e gosto de) fazer. Não mesmo. Apenas tendo um olhar crítico com relação a ele.

Jornalismo cultural, ainda por cima. Qual a utilidade disso para as pessoas? Me parece, agora, uma escolha tão egoísta,  que só serve para alimentar egos – o meu e dos produtores culturais. As vezes penso nisso e o que eu quero é um trabalho que ajude as pessoas, que faça um bem para o mundo. Resenhar a última estréia teatral não se encaixa exatamente nessa tendência.

Não sei também até que ponto o jornalismo ajuda as pessoas. Apontar os erros e os problemas da sociedade seria válido, sim, apenas se os veículos insistissem nos assuntos até que eles fossem resolvidos, diante da impossibilidade deles mesmo os resolverem. Mas não. Eles são abandonados quando perdem o valor-notícia. É quase nojenta essa realidade. Para vocês não?

Responder a E o jornalismo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s