O último trem para casa

O último trem para casa (Last train home) – Puro capricho meu ir ver esse filme sem sequer ter lido a sinopse. ‘Last train home’ é o nome de uma música que eu gosto e aí já conquistou a minha simpatia. É um filme chinês que, no início, estava me fazendo criticar mentalmente a construção dos personagens, a atuação dos atores e os diálogos pobres… até que eu me dei conta de que era um documentário. E aí tudo ficou muito mais interessante – mas não vou negar que o idioma chinês me soa muito estranho. Eles parecem que não variação de tom. Ironizam, brincam, criticam, interrogam… tudo com a mesma entonação. De qualquer forma, vale a pena ver pela realidade que o filme denuncia. Quando fui buscar o trailer para postar aqui, vi que há o documentário inteiro no Youtube. Então, a dica tá dada.

 Toda primavera, no período do Ano Novo Chinês, 150 milhões de chineses lotam o deficitário sistema de transporte do país para visitarem a família que deixaram pra trás. São trabalhadores que saíram das províncias para tentar a sorte nos novos pólos econômicos e assegurar um futuro melhor para seus filhos. O casal Zhang, que enfrenta um cotidiano difícil numa precária manufatura têxtil, está entre eles. Os dois se debatem por um bilhete para a viagem de 50 horas até sua cidade, onde anseiam por encontrar a filha Qin, deixada com a avó há 16 anos. Melhor Filme no Festival Internacional de Documentários de Amsterdam 2009.

P.S: Alguém me dá uma casa para eu poder decorá-la com os itens da Audrey Hepburn da lojinha do Estação Vivo Gávea? Eu quero.

Responder a O último trem para casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s