E a maratona começou…

Depois da abertura do festival ontem a noite com o filme ‘A suprema felicidade’ (que eu não assisti, mas cobri a estréia), de Arnaldo Jabour, e de ficar esmagadinho com outros repórteres esperando a boa vontade alguns famosinhos falarem com a gente (essa vida não tem nada de glamurosa), hoje eu tinha direito de simplesmente curtir o festival. E foi o que eu fiz. Abaixo, os filmes que assisti neste primeiro dia. Amanhã tem mais.

Minhas mães e meu pai (The kids are all right)– Sou péssimo em rotular o gênero de filmes. Não sei se esse é uma comédia ou um drama. Passeou pelos dois territórios, o que eu acho ótimo. O roteiro, de Lisa Cholodenko, é tão contemporâneo! Tão sensível. Tão bom. A direção também é dela. Os atores são Julianne Moore (dispensa apresentações), Annette Bening (não a conhecia), Mia Wasikowska (Alice no país das maravilhas), Josh Hutcherson (Viagem ao centro da terra), Mark Ruffalo (Ilha do medo). Mark está encantadoramente como de costume. Saí do cinema com vontade de doar o meu esperma. Sinopse oficial do Festival:

Nic e Jules vivem juntas há muito tempo. Nic é ginecologista e sofre com a pressão do trabalho, enquanto Jules tenta abrir uma empresa de paisagismo. Elas têm dois filhos: Joni, de 18 anos, e Laser, de 15. Com a iminência da partida da irmã para a faculdade, Laser lhe pede um favor: descobrir quem é seu pai biológico. Mesmo hesitante, Joni contacta o banco de esperma, e dias depois Paul entra em contato. Os dois adolescentes vão ao seu encontro e buscam esconder o fato das mães, sem sucesso. Nic e Jules decidem então enfrentar o problema de frente e convidam Paul para jantar. Prêmio Teddy do Festival de Berlim.

Atração Perigosa (The town) – Ação. É o projeto do Ben Affleck: roteiro, direção e atuação do cara. Blake Lively (Gossip Girl) havia dito que esse não era um filme comercial, mas eu discordo. Prova disso é que no fim de semana de estréia nos Estados Unidos ele arrecadou 23,8 milhões de dólares e foi líder de bilheteria. No Brasil, tem tudo para repetir a dose, com uma boa divulgação. Também estão no elenco Rebecca Hall (Vicky Cristina Barcelona) – que parece sempre estar interpretando o mesmo papel – e Jeremy Renner (Guerra ao terror). É legal, mas dá para esperar para baixar.

Doug MacRay, chefe de uma quadrilha de assaltantes à banco, mora num subúrbio de Boston que abriga a maioria dos criminosos da cidade. Orgulhoso de sempre sair impune, considera seus parceiros como uma família. Especialmente Jem, a quem tem como irmão. Mas a relação entre eles se complica quando, em uma operação, Jem toma uma gerente de banco como refém. Preocupado com a exposição, Doug vai atrás dela para descobrir o quanto ela sabe, mas aos poucos a relação evolui de forma inesperada, deixando-o preso entre dois mundos. Baseado no romance Prince of Thieves, de Chuck Hogan.

Líbano – Filme israelita-alemão, o que faz eu desconhecer tanto diretor (Samuel Maoz, que é também o roteirista) como atores. A história toda se passa dentro de um tanque de guerra, o que já é um ângulo no mínimo interessante. Muita bomba, muita morte, muita sujeira, muita tensão, mas também muita humanidade. Não é um Guerra ao terror, que eu odiei. Líbano é assistível sem grandes incômodos. Os closes nas vítimas libanesas são intrigantes – me amarrei.

Em junho de 1982, durante a primeira Guerra do Líbano, quatro jovens soldados israelenses são enviados a uma pequena cidade em busca de guerrilheiros escondidos. Confinados em um tanque, o atirador Shmuel, o comandante Assi, o carregador Herzl e o motorista Yigal são levados a seus limites psicológicos e emocionais. Tentando não sucumbir à claustrofobia, vêem através do binóculo de observação uma terra arrasada, repleta de corpos e desespero. Sua missão, aparentemente simples, termina por sair do controle, e eles tem que resistir para não perder a humanidade. Leão de Ouro no Festival de Veneza 2009.

Anúncios

Uma resposta para E a maratona começou…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s