Festival do Rio

A 12ª edição do Festival do Rio acontecerá de 23 de setembro a 7 de outubro de 2010.

O Festival do Rio é o maior festival da América Latina e recebe anualmente cobertura maciça da mídia brasileira e sul-americana.

Na edição de 2010 serão mais de 300 filmes divididos em 15 mostras, incluindo as tradicionais Première Brasil, Panorama Mundial, Expectativa, Première Latina, Midnight Movies, Mundo Gay, Limites e Fronteiras, Dox, Geração, além das recém-criadas e agora em sua segunda edição, Meio Ambiente e O Brasil do Outro, com foco, respectivamente, em filmes voltados para os temas ecológicos e sociais, e com um olhar diferente sobre o Brasil, visto pela ótica de um estrangeiro.

O país homenageado será a Argentina, com mais de 10 das recentes produções daquele país, além de retrospectivas dos diretores Bruno Dumont e Amos Gitai.

Adoro Festival do Rio, gente. É uma boa desculpa para fazer uma maratona cinematográfica e encontrar outros cinéfilos. Fiquei animado quando vi que o evento estava se aproximando e excitadíssimo quando começou a venda dos ingressos. Infelizmente, muitas datas e horários se tornam impossíveis porque, paralelamente ao festival, tenho provas a fazer. Não é só de cinema que se vive o ser humano. Infelizmente.

Já comprei cinco ingressos: Minhas mães e meu pai, O Último trem para casa, Malu de bicicleta, Como esquecer e Cópia Fiel. Tem dois que estou baixando (sou desses!) – Libano e Las viudas de los jueves – e tô esperando que outros comecem a ser vendidos: Machete, Francia, Somewhere, Atração Perigosa e Você vai conhecer o homem dos seus sonhos. Vou ficar duro, mas vale a pena.

Ouvi dizer que The Runaways vai estar no Festival. Não confirmo. Mas eu já vi esse filme – também baixado. É com a Dakota Fanning e a Kristen Stewart. Kristen, aliás, está muito bem, ao contrário do que você possa pensar. Apesar de ser a história da banda, não é um musical. As músicas entram e saem de cena muito naturalmente e contextualizadas. Gostei sim. Não é imperdível, mas se tiver um tempinho…

E ontem eu vi Carancho – que é um dos filmes do Foco Argentina. Nico me emprestou um DVD. No elenco, está Ricardo Darin, de O Secredo dos seus olhos, vencedor do último Oscar de filme estrangeiro. É o terceiro filme que eu assisto com este ator e o que eu menos gostei. O mais interessante de Carancho são os enquadramentos de câmera. São bem peculiares e chamam a atenção de qualquer um.

Uma resposta para Festival do Rio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s