“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”

A minha avó é um caso clínico de loucura, então eu fico seriamente preocupado quando percebo semelhanças minhas com ela. Uma delas é a sensação de alívio após colocar para fora tudo o que preciso falar. Não consigo ficar com nada entalado, senão fico angustiado. E Leonardo angustiado = Leonardo de mal com a vida. E isso pode ser levado ao extremo. Te explico.

Posso querer te falar algo, mas não me sentir a vontade para isso, por medo de parecer mané ou algo parecido. Ok. Os anos vão passar, você vai esquecer que eu existo e eu seguirei com o desejo de ter te falado aquilo. Eu sou assim (e o primeiro passo para o sucesso é o reconhecimento disso, assim prefiro falar tudo de cara, para que isso não vire uma obssessão de velho fracassado). Então, algum dia de sua vida, você tá aí tranquilão, entra no Orkut e se depara com mensagens quilométricas minhas dizendo todo o acumulado de anos.

Bem, foi isso que aconteceu. Tive uma amiga de infância, com quem cresci junto e, quando chegou a adolescência, seguimos caminhos distintos. Nos víamos todos os dias, mas os cumprimentos foram ficando escassos até que desapareceram. E eu precisava pedir desculpas e explicar tudo o que tinha acontecido, porque sei que vacilei. Tinha a sensação de que ela pensava o pior de mim e, de verdade, eu me importava com isso. Três anos passaram e nunca mais a vi, mas a sensação de angústia seguiu.

A adicionei no Orkut de novo, ela me aceitou (as coisas não estavam tão más então) e pensei bastante antes de tomar uma atitude. Conversei com o Nico, ele me disse uma coisa, e eu fiz outra (esse é um aspecto que acho que puxei da minha mãe). Deixei cinco ou seis depoimentos – eu falo muito! – explicando tudo o que se passava e pedindo desculpas sinceras. Só de ter feito isso, já senti um alívio. Mas a felicidade veio hoje com a resposta e a sensação de que, apesar de nossa relação ter mudado, o sentimento não. Valeu a pena.

Responder a “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s