Sandy lança primeiro álbum solo (escute as músicas)

Sem grande alarde e com um discurso despretensioso, Sandy lança seu primeiro álbum como solista, Manuscrito. Com influências do pop britânico, o CD traz letras mais maduras,  compostas por ela, formada em Letras pela PUCC. Músicas falando de amor na vibe de A Lenda e Thuru Thuru, felizmente, não existem mais. As letras agora são muito mais introspectivas.

Apesar disso, Sandy decepciona quem esperava uma sonoridade mais jazzista ou mpb. Longe disso. Ela continua pop. E Junior, também, continua ali, embora escondidinho. Ele e o marido da cantora, Lucas Lima, são os produtores do CD: “Sabia que eles não iriam trair quem eu sou como artista e como pessoa”, disse ela que afirmou também só confiar neles para essa função.

O que também continua o mesmo é o público, o que garantiu uma tiragem inicial de 50mil cópias. Mas, embora diga que ‘seus fãs são um máximo’, Sandy diz que seu tempo de popstar já passou e que, se ela pudesse escolher, preferiria trabalhar com algo menor, mais intimista e sem pressão de vendagem, teoricamente como está acontecendo agora. “Eu não sei qual é o tamanho que o público vai me dar agora, mas eu aceito qualquer um”, disse ao UOL. Abaixo, você confere uma análise faixa-a-faixa feita por mim (e sim! eu adorei o cd!).

01. Pés Cansados (ouça aqui)

A primeira faixa do álbum é também o primeiro single. É uma música que não diferencia muito dos últimos álbuns feitos no tempo de Sandy&Junior. Tem uma sonoridade parecida com a do álbum Identidade. No entanto, apresenta uma poesia mais madura. Autamente biográfica, analisa a própria carreira como cantora.

02. Quem eu sou (ouça aqui)

É a mais pop do CD e, assim, a mais próxima do seu público fiel. Para essa faixa, foi criada uma batida mais comercial.  Quem fez foi Junior Lima, o irmão, o que explica tudo. Tem cara de hit. A letra é um questionamento sobre a vida. Como ela mesma diz, uma sequência de perguntas sem respostas.

03. Tempo (ouça aqui)

O tempo como curador de tudo. Faixa otimista que soa como auto-ajuda, mas de qualidade (se isso é possível). Aqui, ela apresenta a cara do CD: uma forma de cantar tranquila, sem gritos, com um arranjo leve, sem surpresas no seu decorrer. A música começa e termina com a mesma cara.

04. Ela/Ele (ouça aqui)

O arranjo simples que caracteriza o CD. Aqui, é contada a história de um casal. Há algumas referências claras a ela e Lucas, embora não se possa afirmar que seja sobre eles a canção, já que alguns detalhes não batem. Pode ser sobre qualquer casal. No entanto, se for autobiográfica, não há como ser sobre outro relacionamento seu, já que faz alusão à casamento e tudo o mais.

05. Dedilhada (ouça aqui)

Podem atirar as pedras, mas me arrisco a dizer que essa música tem um quê bem sutil de country que funcionou muito bem. É gostosa de se ouvir e a voz dela está especialmente delicada nessa canção. Mas não nego: é uma faixa que passa despercebida.

06. Sem Jeito (ouça aqui)

A galera do meu MSN se refere a essa faixa como ‘a música dark’. A sonoridade é mais pesada mesmo com relação a tudo que ela já fez e que apresenta neste álbum. Não agradou a maioria das pessoas da minha lista. A letra é a primeira do CD que fala de relacionamento em primeira pessoa. Ao contrário do repertório antigo, não fala de sofrimento, dor de corno e amor platônico. É mais sobre como a gente faz planos e olha muito pro futuro para depois se dar conta que o presente bastava: “Faço planos, casamento, filhos pra criar / Só depois de tudo para e vejo / Que você serve pra mim”

07. Duras Pedras (ouça aqui)

Letra mais sofisticada, sem grande destaque.

08. O que faltou ser (ouça aqui)

“Não me escondo do medo de não me reerguer / Do silêncio de uma vida sem você / De tudo que faltou ser”. O fácil refrão dá o tom da música, que fala sobre medo e insegurança. Outra canção sobre relacionamento, mas tratado sobre uma abordagem interessante. É radiofônica.

09. Perdida e Salva (ouça aqui)

Sem grandes distinções quanto à melodia. A letra é a mais teen e a mais parecida com o repertório da extinta dupla. É aquele amor supervalorizado, gritado ao mundo, solução de tudo. Aquele que a massa gosta de escutar nas músicas. Há um verso com direito a “eu amo você” e tudo.

10. Dias Iguais (ouça aqui)

Esta faixa conta com a participação da inglesa Nerina Pallot, que a gente aqui no Brasil não conhece não (clique aqui para saber mais), mas que foi muito positiva. Na segunda metade dessa canção, Sandy dá os seus ‘aaaaaahhhaahhhahh’ prolongados que a gente tanto gosta de escutar. Faixa hit.

11. Mais Um Rosto (ouça aqui)

Relação do eu-lírico com o mundo, como ele enxerga a este e qual o seu papel com relação a este. Interessante.  “Sempre / Eu me disfarço sempre / E não me encontro / Nem sei qual a cor da dor / De ser mais um rosto que mente” diz o refrão. E outra que passa despercebida. Não vai ser das mais ouvidas no Last.fm.

12. Tão Comum (ouça aqui)

Essa faixa mistura pop e mpb. É cheia de swing, como um amigo meu definiu muito bem. A letra é interessante e fácil de pegar, com ‘tão comum’ repetida incessantemente. Me lembra um pouco faixas do álbum Flores, amores e blablablá de Marjorie Estiano. Está ao lado de Quem sou eu como a mais animada do CD.

13. Esconderijo (ouç aqui)

Duração de apenas um minuto, tempo suficiente para dar o seu recado. Melodia que remete a uma canção de ninar e letra narrativa. Gostosa de se ouvir.

4 respostas para Sandy lança primeiro álbum solo (escute as músicas)

  1. Leandro Moura

    Esperava realmente algo mais mpb e jazzistico.
    Mas enfim,Sandy é Sandy e com certeza o trabalho deve estar perfeito.Amei a comparação ao “Flores,Amores..” de Marjorie Estiano que tbm nos mostrou um POP de qualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s