Tão bem

Antes de assistir ao filme, li em algum lugar que Estão todos bem era uma comédia dramática. Achei estranho e paradoxal demais para ser verdade. Mas é isso mesmo. Não sei se gostei da história porque eu me identifiquei ou se ela é boa mesmo. Talvez para os outros ela tenha um tempo muito arrastado. Eu achei bonita.

Minha mãe sempre foi exatamente como o personagem de Robert De Niro. Exigiu muito de mim. Cresci sob pressão para dar sempre o meu melhor, para ser o melhor e ter um futuro promissor. Esses valores, há muito tempo, já são intrínsecos a mim. Hoje, meu maior medo é fracassar. Além de fracassado frustrado, decepcionaria as pessoas a meu redor, decepcionaria a minha mãe. Não sei o que é pior.

Esse filme me fez ver o quanto isso é forte em mim. Eu sequer conto meus problemas pra minha mãe. Sei que ela acredita que eu levo uma vida perfeita e sem esquentações de cabeça. E deixo ela pensar assim. Prefiro ser ostilizado por levar uma vida fácil do que por ela se dar conta do contrário. Depois de adolescente, só assumi um problema pra ela. E me senti extremamente fraco por o fazer.

Ainda quando eu era criança, ela se deu conta da pressão que fazia em mim. Sei que ela tenta diminuir isso, mas segue ali em cada palavrinha dela, em cada expectativa que ela deixa escapar. Quando conto pra ela algum sucesso que obtive, tenho como resposta algo como “Você é ótimo, sempre se destaca”. Tenho vontade de gritar que não é bem assim. Mas não adianta. Não gosto de demonstrar insegurança para ela também e, quando o faço, ela o vê como tolice. Algo assim “Você e muito inteligente, Leozinho, vai conseguir sim.” E aí ela quer que eu arrume da noite pro dia um estágio foda, por exemplo, enquanto eu não consigo nem um meia-boca.

Minha mãe tem muitas expectativas relacionadas a mim. Sei disso. Apostou e aposta tudo em mim. As vezes tento projetar isso pras outras e pensar que “são todas assim”. Mas não são não. Não vejo isso como um defeito dela. Isso até me motiva mais. Meu único medo é tudo dar errado na minha vida. Ela suportaria?

Anúncios

Responder a Tão bem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s